Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

23 de Outubro de 2012 13h56

Projovem Adolescente de Cuiabá forma estudantes na quarta-feira (24/10)

23/10/2012

Patrícia Neves/SMASDH (65) 3645-6810

Cento e cinco estudantes – de 15 a 16 anos – que participam das atividades promovidas pelo Projovem Adolescente em Cuiabá recebem na tarde de quarta-feira, dia 24 de outubro, a partir das 14h, os certificados dos Cursos de Formação Técnica Geral (FTG) em Turismo e Empacotamento e Reposição de Mercadorias. O evento será realizado na Associação Matogrossense dos Municípios (AMM).

Cada curso, que objetiva prestar qualificação para a inserção no mercado de trabalho na condição de aprendizes, teve duração de 30 horas, sendo 4h destinadas à realização de estágios. Para o curso de turismo, por exemplo, o estágio foi em uma grande rede de hotelaria com direito a palestras e visitação a rede. Já no curso de empacotamento os estudantes puderam participar das atividades em um laboratório especialmente montado para o treinamento do atendimento ao público em uma grande rede supermercadista.

De acordo com Cleiyton José Lisboa Miranda, representante da coordenação do Projovem, os formandos participam das atividades desenvolvidas pelo programa em 18 pontos da cidade. No cômputo geral, o Projovem atende a cerca de 900 jovens, em 29 pontos (Centros de Referência e Assistência Social, centros comunitários e igrejas).

As aulas do Programa, mantido pelo Governo Federal em parceria com o município, são realizadas no contra turno escolar. Os participantes permanecem por três horas (após o horário de frequência regular de aula) nas atividades desenvolvidas pelo Projovem. São desenvolvidas ações culturais, práticas desportivas e de letramento.

Ele pontua que o Projovem é desenvolvido com ações em quatro cadernos que tratam de temas como educação, saúde, esporte e lazer e cultura. “Cada caderno é trabalho por trimestre onde desenvolvemos diversas ações englobando essas temáticas”, pontua Luciano.

Ele frisa que toda a dinâmica empregada para as ações do Projovem é pautada em temas transversais necessários para compreensão da realidade e para a participação social desses jovens na sociedade.

SERVIÇO:

Evento: Formatura do Projovem

Quando: Dia 24/10

Horário: 14h

Local: Auditório da AMM, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA).