/

23 de Agosto de 2013 14h00

Projeto Siminina inicia preparos para festival de dança e teatro

23/08/2013

Ana Assumpção - 3645-6054

A Prefeitura de Cuiabá assinou na última quinta-feira (22) um termo de parceira com a Companhia de Teatro Cena Onze para desenvolver atividades teatrais e de dança com as meninas que integram o Projeto Siminina.

“A dança e o teatro são duas ferramentas poderosas de transformação social. Vamos utilizá-las para mudar as vidas dessas meninas”, destacou o coordenador do Cena Onze, Flávio Ferreira.

Em dezembro, o resultado das aulas será mostrado durante o Festival Siminina, quando acontecerá a apresentação de quatro espetáculos protagonizados pelas participantes do projeto.

O secretário municipal de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Junior, ressalta que a parceria trará mais benefícios às crianças e adolescentes, que já recebem aulas de reforço escolar, atividades lúdicas e culturais.

Rodrigues lembrou ainda que mais de mil meninas são atendidas pelo Siminina. “Temos orgulho de desenvolver esse projeto, que forma cidadãs comprometidas e responsáveis”, afirmou.

“Fico feliz em ver o Siminina dando certo e fazendo a diferença na vida dessas pessoas. Mais do que aulas de dança ou reforço escolar, aqui elas ganham carinho e são orientadas a como evitar uma gravidez precoce e ficar longe das drogas”, lembrou a primeira-dama Virginia Mendes.

O Projeto Siminina é realizado em 17 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros Comunitários e atende meninas com idades entre 7 e 14 anos, que frequentam o projeto diariamente, no contraturno escolar. Elas participam de atividades lúdicas e culturais, como aulas de dança, teatro, cidadania e reforço escolar, além de receber orientação sobre promoção da saúde e planejamento familiar. Nos 15 anos de projeto, não foi registrado nenhum caso de gestação precoce entre as participantes.