Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

19 de Abril de 2012 16h24

Projeto Recrearte irá promover integração do público atendido em projetos sociais

19/04/2012

Patrícia Neves - Assessoria SMASDH - (65) 3645-681


A Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH) de Cuiabá realiza no mês de maio a 1ª edição do Projeto “Recrearte: É hora de aprender brincando”. A iniciativa pioneira irá reunir crianças e adolescentes assistidos pelos projetos sociais executados pelo município. A expectativa é reunir mais de duas mil pessoas e, devido ao público, a ação deverá ser descentralizada.  A meta é envolver toda a rede de assistência nessa grande atividade.

“Queremos que os pais sejam nossos parceiros na execução desse projeto. Teremos oficinas lúdicas, recreativas e esportivas. Queremos o fortalecimento dos vínculos com os familiares e ainda promover a integração entre todos os participantes de projetos sociais”, conta Cristiane Almeida, coordenadora de Desenvolvimento de Políticas da Secretaria de Assistência Social de Cuiabá.

Brincadeiras, apresentações culturais de teatro, música, dança, artes cênicas, integram a listagem das metodologias a serem empregadas para ‘dar vida’ ao projeto Recrearte.

O projeto tem como objetivos oferecer às crianças e adolescentes atividades variadas que venham a despertar interesses na área de recreação, arte e leitura; fortalecer a função protetiva da família, contribuindo na sua melhoria de vida; prevenir a ruptura dos vínculos familiares; promover aquisições sociais para as famílias, potencializando o protagonismo e a autonomia das famílias e comunidade; e assegurar um espaço de encontro para crianças, adolescentes e seus familiares.

Mais ações

A ideia, cita Cristiane, é de que sejam realizadas duas ações na capital. Ela ainda pontua que a secretaria já está elaborando uma grande proposta de trabalho para o dia 12 de junho, data em que é celebrado o “Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil”.