Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

27 de Julho de 2012 09h20

Projeto Me Encontrei beneficia 70 jovens com cursos profissionalizantes

27/07/2012

Patrícia Neves/SMASDH - (65) 3645-6810


Setenta jovens, entre 14 e 17 anos, irão participar da terceira turma do projeto “Me Encontrei”, que no próximo dia 6 de agosto dá início as aulas dos cursos de qualificação específica para atuação administrativa-industrial e de operador e mantenedor de microcomputador. Esses adolescentes foram previamente selecionados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano por meio dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) e dos Centros de Referência Especializados em Assistência Social (CREAS).

Implantado no ano passado, o projeto abrange ações de prevenção e combate ao trabalho infantil envolvendo diversos parceiros e conta com o acompanhamento da Organização  Internacional do Trabalho (OIT). O objetivo é garantir a elevação da escolaridade e qualificação profissional de jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Posteriormente a conclusão do curso, esses jovens serão encaminhados para empresas parcerias da ação possibilitando a inclusão no mercado de trabalho na condição de aprendizes. As aulas serão desenvolvidas pela equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Cristiane Almeida, coordenadora de Políticas Sociais de Cuiabá, destaca que nessa semana alunos das turmas do projeto piloto implantado em 2011 começaram a trabalhar na condição de aprendizes. Ela comenta que a Secretaria realiza um amplo monitoramento das famílias dos jovens selecionados.

Qualidade de Vida

Do projeto implantando em outubro do ano passado duas turmas foram compostas.  Uma com aulas de e auxiliar de construção civil e outra para auxiliar administrativo. No total, 69 estudantes concluíram as aulas neste mês.

“Eu vi que era uma boa oportunidade. Queria poder aprender a fazer alguma coisa e nessa semana eu já começo a trabalhar em uma grande empresa de Cuiabá”, conta Marco César Alexandria, de 16 anos. Por mais de dois anos ele frequentou as atividades nos eixos pedagógico, cultural e desportivo promovidas pelo Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (Peti), no CRAS do Planalto e foi encaminhado para o “Me Encontrei”.

“Nós percebemos que muitas vezes falta mesmo orientação aos pais e por isso sempre promovemos palestras, rodas de discussão com nosso psicólogo para disseminar informações sobre os benefícios de manter seu filho na escola”, conta a gerente do CRAS Planalto, Silbene dos Santos.

Iniciativa

O projeto “Me Encontrei” é uma iniciativa que agrega ações articuladas entre a  Assistência Social de Cuiabá, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), a Procuradoria Regional do Trabalho 23ª região, a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT), a Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem, Industrial (SENAI),  Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).