Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

07 de Agosto de 2012 16h32

Projeto fomenta leitura das garotas atendidas pelo Siminina

07/08/2012

Patrícia Neves/SMASDH-3645-6810

As meninas atendidas pelo Programa Siminina, no bairro 1º de Março, em Cuiabá, participam na quarta-feira (08/08) de um dia dedicado à leitura com intermédio do projeto ‘BiblioSesc’, desenvolvido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) e que vem sendo parceiro das ações desenvolvidas pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá.

De acordo com a coordenadora pedagógica do Programa Siminina, Maria Alcina, um caminhão totalmente equipado com mesas, acentos, lâmpadas e climatização possibilita o deleite a um vasto acervo.

Para fomentar a leitura, o projeto disponibiliza o empréstimo gratuito de obras de literaturas brasileira, infantil, assim como traduções e obras de complementação escolar e material didático. Segundo Maria Alcina, o projeto itinerante já percorreu as unidades dos bairros Jardim Vitória, Três Barras e retorna para segunda visita ao bairro 1º de Março.

“O projeto é importante, pois apoia à leitura, além de figurar como um instrumento de complemento pedagógico as atividades que desenvolvemos”, disse ela. As atividades do Siminina no bairro 1º de Março atendem a cerca de 50 meninas (25 em cada período – matutino e vespertino).

Saiba Mais

O Programa Simina atende garotas de 7 a 14 anos em situação de vulnerabilidade social em 17 regiões da capital, sendo uma na zona rural (no distrito de Nossa Senhora da Guia). Só em 2011, foram atendidas 1,2 mil meninas. O Programa é executado pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH).

O Simina possibilita as meninas participarem de aulas de letramento, oficinas de dança, coral, teatro e artesanato, em período de contra-turno. Quem estuda de manhã, por exemplo, pratica as atividades no horário das 13h30 às 17h e vice-versa. As ações são executadas em 15 Centros Comunitários, no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do bairro Tijucal, e na unidade do antigo Sopão, no bairro Doutor Fábio.