Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

20 de Setembro de 2011 15h48

Programa Valorizando Vidas será estendido para todos os bairros de Cuiabá

20/09/2011

Angela Jordão/Secom Cuiabá: (65) 8453-6822


O programa Valorizando Vidas, da Prefeitura de Cuiabá, será estendido a todos os bairros da capital. Lançado - em julho deste ano - e coordenado pela primeira-dama de Cuiabá, Norma Sueli Galindo, visando beneficiar, inicialmente, as famílias que trabalham no aterro sanitário municipal, o Valorizando Vidas vai levar direito e cidadania para a população cuiabana, por meio de ações desenvolvidas diretamente nos bairros, junto aos moradores.

O Valorizando Vidas tem o objetivo proporcionar o fortalecimento dos vínculos comunitários, desenvolvendo atividades voltadas ao meio ambiente, educação sanitária e a inclusão social das famílias. Isto será feito por meio de inúmeras ações e serviços, sejam pontuais - como confecção de documentos - ou políticas públicas continuas que atendam especialmente a população carente, dando prioridade a gestantes e mães que tenham filhos na educação infantil de 0 a seis anos, adolescentes, jovens e os idosos.

Nesta terça-feira de manhã (20/09), foi realizada uma grande reunião com todos os secretários municipais e coordenadores das regionais, com a finalidade de definir as ações que serão desenvolvidas no Programa. O Valorizando Vidas terá início no dia 08 de outubro, na Regional Leste. Depois, serão beneficiadas a Regional Norte (05/11), Regional Oeste (26/11) e Regional Sul (17/12). A meta é atingir todos os 206 bairros da capital. No encontro de hoje, os secretários apresentaram os programa e serviços que cada pasta irá desenvolver.

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, disponibilizará durante as semanas que antecedem o evento nos bairros, diversos serviços, tais como: pintura de meio fio das ruas, podas de árvores, substituição de luminárias queimadas, operação tapa-buraco e recolhimento de entulhos, instalação de tampas de fossas e restauração de obras publicas.

Já a Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH) realizará os trabalhos do CRAS, Bolsa Família, Centro de Iniciação Profissional - CIP, Centros de Integração, CREAS e Centro de Convivência do Idoso-CCI. A SMASDH também realizará, entre outras ações sociais, como cadastro dos moradores dos bairros, e corte de cabelo e pintura de unhas.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará ações como: consulta médica, vacinação, teste de glicemia, conferência da pressão arterial, informação e orientação à DST/AIDS, de prevenção da dengue, tipo sanguíneo, e atendimento odontológico com aplicação de flúor, distribuição de kits de saúde bucal e vacinação de cães entre outros.

As pessoas interessadas em abrir seu próprio negócio terão assessoria e orientações da Diretoria de Indústria e Comércio, em parceria com o SEBRAE e o SENAI. A Prefeitura de Cuiabá também irá ofertar cursos de capacitação e qualificação, visando gerar alternativas de trabalho e promovendo a melhoria da renda das famílias carentes.

A coordenadora do programa, Norma Sueli Galindo, explica que, além das ações nos bairros, o Valorizando Vidas terá uma sede fixa, onde as pessoas terão todos os programas na área social, além de cursos de capacitação e qualificação.

Aterro Sanitário

O programa Valorizando Vidas foi lançado, inicialmente, visando atender as famílias que trabalham no aterro sanitário de Cuiabá.  No local está instalada a Usina de Reciclagem e Compostagem da Prefeitura, onde os trabalhadores associados à Coopermar trabalham na coleta e reciclagem do lixo produzido na cidade. O objetivo do programa é levar serviços aos trabalhadores, nas áreas de educação, saúde, assistência social e cursos de qualificação e capacitação.

Além do Valorizando Vidas, está sendo realizado um trabalho de recuperação do maquinário instalado no local, visando fazer com que a usina opera com capacidade máxima, gerando ainda mais renda as famílias locais.  Os trabalhadores também foram cadastrados na Agência Municipal de Habitação e inseridos em programas de aquisição da casa própria.