/

13 de Junho de 2012 13h38

Programa Siminina recebe homenagem na Câmara de Vereadores

13/06/2012

Patrícia Neves/SMASDH - (65) 3645-6810


O programa Siminina, desenvolvido pela prefeitura de Cuiabá e administrado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, foi homenageado nesta terça-feira (13/06), na Câmara Municipal de Vereadores.  No total, 61 pessoas que atuam, e também que já prestaram serviços como agentes de transformação social de 1,5 mil crianças, receberam moções de aplausos.

A homenagem foi proposta pelo vereador Edivá Pereira Alves e realizada em sessão solene. O Siminima nasceu em 1997 e atende a meninas na faixa etária de 7 a 14 anos que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Hoje, o programa presta atendimento em 17 pontos distintos da cidade, abrangendo as quatro regionais e a comunidade rural de Nossa Senhora da Guia.

Para a secretária Municipal de Assistência Social, Regina Kaizer, a moção de aplauso evidencia a responsabilidade para com a política social de Cuiabá. Ela ainda citou que a capital está à disposição dos demais municípios para ajudar e fomentar a implantação de trabalhos na área social com o mesmo intento. “A experiência obtida ao longo de 15 anos de implantação do programa pode ser, sem dúvida alguma, compartilhada”.

Durante a sessão, a secretária agradeceu o empenho da equipe da secretaria e contou que “estamos trabalhando para que o programa seja apresentado em Brasília”.

“É muito bom poder trabalhar com essas meninas. Todo dia eu saio de casa feliz porque sei que meu trabalho é gratificante”, contou Eneídes Matias de Figueiredo, agente de apoio que atua na unidade do Siminina, instalada no Distrito de Nossa Senhora da Guia.

A gerente do programa Siminina, Dorislene Cruz de Souza, pontuou que o engajamento de cada profissional é fundamental para o sucesso das ações. “Cada instrutor, cada monitor, cada um dos agentes tem grande importância nesse processo”, disse.

A ex-secretária de Assistência Social, Iracy França, também recebeu moção de aplauso por ter sido uma das pioneiras para a implantação do programa. “O Siminina vem sendo mantido em várias administrações em um prova concreta de que trabalhamos com uma política social sólida”.

“Esse é o maior programa social do município de Cuiabá. Congrega essas meninas a realização de uma série de atividades, afastando-as do risco das ruas, da ociosidade. Nada mais justo do que enaltecer as atividades dessas pessoas”, pontuou Edivá Alves.

Também estiveram presentes à solenidade, o diretor de Gestão da Secretaria de Assistência Social, Adilson dos Reis, e a coordenadora de Políticas de Sociais, Cristiane Almeida.