Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

21 de Setembro de 2012 11h29

Programa Siminina é apresentado para Organização Internacional do Trabalho

21/09/2012

Patrícia Neves - (65) 3645-6810


O Programa Municipal Siminina, que hoje beneficia a cerca de 1.350 meninas (na faixa etária de 7 a 14 anos) foi apresentado a Pilar Velasquez, diretora do Departamento de Trabalho Norte Americano, responsável pelas relações internacionais da Organização Internacional do Trabalho (OIT), durante visita à Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá.
 

Por cerca de duas horas, a representante colombiana do OIT pode conhecer todas as premissas que respaldam as atividades desenvolvidas que resultam na melhora do desempenho escolar e funcionam como um grande aliado contra o trabalho infantil, a exploração sexual e a gravidez precoce.  O programa nos últimos anos registra 100% de aprovação escolar e nenhum caso de gestação entre as inscritas. 

“Acho essa iniciativa extremamente interessante. Nos Estados Unidos temos um problema gravíssimo com as meninas que engravidam muito cedo”, afirmou Pilar. Ela ainda destacou que programas como o desenvolvido pela prefeitura de Cuiabá incentivam o protagonismo juvenil e a cidadania. 

A secretaria de Assistência Social, Regina Kaizer, pontuou ainda que as famílias das meninas atendidas pelo programa social também recebem acompanhamento psicossocial. “Por meio de nossas equipes dos Centros de Referência e Assistência Social, os CRAS”. A secretaria Regina Kaizer ainda informou que o município mantém um projeto piloto para o atendimento a meninos, são três turmas em atendimento, mas é premente a necessidade de ampliação. 

Durante a reunião, o superintendente regional do Trabalho e Emprego, Valdiney Arruda, defendeu a necessidade de ampliação e multiplicação de propostas como a do Programa Siminina para outras cidades. “Percebe-se que é uma ação viável a outros municípios. Penso que deveria haver um intercâmbio para que esses conhecimentos possam ser absorvidos”. Sobre a ponderação, o superintendente foi informado quanto à disponibilidade da equipe em socializar as informações. 

Para o coordenador nacional de Projetos de Combate ao Trabalho Infantil da OIT, Antônio Mello, as ações para a assistência social devem ser potencializadas e trabalhadas de maneira intersetorializadas. “Percebe-se que a Secretaria de Assistência tem conseguido se destacar nesse processo”. 

A reunião foi acompanhada pelo o diretor de gestão da SMASDH, Adilson dos Reis, pela coordenadora de Políticas Sociais, Cristiane Almeida e das técnicas Mônica Barros e Joanice.  A equipe realizou também uma ampla explanação sobre as atribuições da Secretaria de Assistência Social e das unidades disponibilizadas para a prestação de serviços a população em situação de vulnerabilidade social. 

Ao término da reunião, a representante da OIT recebeu kits contendo informações sobre todos os projetos desenvolvidos no município de Cuiabá, assim como um documentário sobre o Programa Siminina. 

Visita ao Brasil 

Nessa semana uma comitiva da OIT visita Cuiabá para coletar informações sobre projetos sociais e da ação integrada ‘Me Encontrei’, que atende a jovens na faixa etária de 14 a 17, que abrange ações de prevenção e combate ao trabalho infantil envolvendo diversos parceiros e conta com o acompanhamento da Organização Internacional do Trabalho (OIT).   

O objetivo é garantir a elevação da escolaridade e qualificação profissional de jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade social.