Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

05 de Outubro de 2012 08h35

Programa Siminina desenvolve atividades para o combate às drogas

05/10/2012

Patrícia Neves/SMASDH-) 3645-6810

Drogas e Saúde. Esse é o tema gerador que irá nortear as ações desenvolvidas nas 17 unidades que prestam atendimento as meninas e adolescentes atendidas pelo Programa Siminina, em Cuiabá.  O Programa é desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá  - por meio da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano -  e atende a cerca de 1,3 mil garotas (na faixa etária de 7 a 14 anos). Mensalmente um tema é escolhido pela equipe pedagógica para ser amplamente debatido e difundido.

Para debater estratégias de trabalho e articular ações pedagógicas, a coordenação do Programa realizou na manhã de hoje (05.10) no auditório da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano uma reunião de trabalho com 46 monitoras que atuam no Programa.

Atuar na formação de cidadãos cada vez mais conscientes de seus direitos e deveres é uma das premissas do Programa e, diante dessa proposta, todo mês as unidades atuam em consonância a um tema gerador, que serve para o embasamento de discussões e pesquisa de cada um dos grupos atendidos pelo Programa.

“Habitualmente temas como saúde, boas maneiras, já integram nosso calendário diário de atividades, afinal, são práticas que devem permear a vida dessas meninas, a vida em sociedade”, explica a gerente do Programa Dorislene Aparecida da Cruz.

Segundo ela, de maneira mais específica, por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, serão realizadas palestras sobre a temática escolhida para o mês de outubro.

“Os agentes de saúde e médicos do Programa de Saúde da Família serão convidados a executarem essas atividades nos Centros Comunitários onde são desenvolvidas nossas ações”, conta.

Implantando há 15 anos, o Programa Siminina tem se mostrado com uma ferramenta eficaz de combate ao trabalho infantil, exploração sexual, evasão escolar e gestação precoce. Há mais de dez anos nenhum caso de gravidez em adolescentes foi registrado. “E manter a frequência escolar é uma condicionalidade”, explica Doris. 

Ela finaliza pontuando que as  capacitações são realizadas mensalmente diante da constante necessidade de aperfeiçoamento para prestação de serviços.

“Somos uma grande família. E partindo dessa premissa todas as nossas ações são previamente articuladas”, explicou a coordenadora pedagógica do Programa, Maria Alcina das Neves.

Neste ano temas como família, cidadania,  folclore já integraram a lista selecionada para o desenvolvimento de atividades, como aulas de apoio pedagógico, de canto, dança, coral, teatro e artesanatos.

Saiba Mais

Todas as práticas do Programa Siminina são desenvolvidas no contraturno da escola. Ou seja, quem estuda de manhã participa das atividades no período vespertino e vice-versa. Diariamente, as alunas participam de 4 horas de atividades nos eixos pedagógicos, cultural e esportivo.