Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

25 de Agosto de 2011 15h54

Programa Municipal Siminina divulga resultados positivos

25/08/2011

Marcia Caetano/Smasdh

Os responsáveis pela unidade Jardim Florianópolis do Programa Municipal Siminina divulgaram  na manhã desta quinta feira (25-08), os resultados do programa. Depois de 14 anos de implantação, o Siminina comemora o cumprimento de suas metas: índice zero de gravidez e evasão escolar entre as participantes. Atualmente são mil meninas de 07 a 15 anos atendidas em 17 unidades distribuídas em bairros carentes da capital.

O assunto delicado é tratado de forma educativa. Na família, o comportamento da Siminina também melhorou, de acordo com a avalição da mãe de uma das alunas. “A menina está mais calma e responsável; e o que é melhor: está consciente que engravidar, nesta idade, é perda de tempo” disse a mãe, Jovina de Almeida, à equipe de reportagem.

Jessica, de 13 anos, também foi entrevistada e mostrou que tem opinião formada sobre o tema. “Quero primeiro terminar meus estudos, para depois pensar nisso”, concluiu a menina entre sorrisos para a câmera.

O método pedagógico para o atendimento das meninas é simples e se baseia em palestras educativas, vivências, aulas de reforço escolar, dança, teatro, coral e brincadeiras, lanches e muito carinho.

“O cuidado com o conteúdo programático anual é enorme, pensamos formas lúdicas para tratar temas delicados como conflitos familiares e a gravidez na adolescência. Contamos com uma boa equipe de monitoras, todas com curso superior ou em formação, e ainda muitos profissionais que fazem palestras”, ressaltou a coordenadora pedagógica do Programa Siminina Sandra Lino. 

O Programa Siminina é custeado com recursos municipais, cerca de R$400.000,00 anuais e ainda R$ 160.000,00, (com o montante de 20% já deduzido em favor do Fundo Criança) custeado pelos patrocinadores Rede Cemat e Empresa OI.

O Programa Siminina realiza, nos dias 28 e 29 de setembro, a 9ª edição do Festival Cultural Siminina com duas apresentações no Teatro da UFMT. O tema de 2012 é “O Circo” e as meninas já estão ensaiando e em ritmo acelerado para o espetáculo. Algumas adolescentes estão tendo aulas fora das unidades, aprendendo a arte do trapézio para participação especial no festival.