/

24 de Janeiro de 2014 20h06

Profissionais do Siminina passam por capacitação

24/01/2014

Pamela Muramatsu

Encerrou nesta sexta (24.01) a 1ª Semana Pedagógica do Projeto Siminina. Ministradas por diversos profissionais das áreas de Assistência Social, Saúde e Educação, as palestras e oficinas foram direcionadas aos técnicos e monitores que atuam nas 16 unidades do projeto, coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano.

A capacitação faz parte de um amplo cronograma de melhorias proposto pela primeira-dama de Cuiabá, Virginia Mendes, ao projeto Siminina, que inclui readequações físicas em algumas unidades, aquisição de equipamentos, materiais esportivos e pedagógicos.

“Assim que iniciamos a gestão constatamos a importância do Simininia na vida de crianças e adolescentes carentes, em especial às meninas. Mas o projeto precisava urgente de melhorias e adequações e para 2014 iniciaremos as atividades já com esta nova abordagem”, destacou a primeira-dama.

A Semana Pedagógica do projeto Siminina abordou temas relacionados ao dia a dia das crianças e adolescentes, como, por exemplo, o bulling. E também orientou os profissionais em como abordar e como agir nos casos de abuso e exploração sexual.

“Nosso foco foi a prevenção, mas também trabalhamos a forma de abordagem e intervenção nas situações já instaladas na família”, explicou a psicóloga do Simininia, Clélia Lacerda.

Os profissionais também receberam palestras sobre inclusão social, a importância da atividade física para o desenvolvimento do aluno e para socialização, identidade e autoestima, e desenvolveram juntos um planejamento estratégico, com calendário de atividades extra curriculares, temas e assuntos que serão abordados durante o ano no cotidiano do projeto.

A coordenadora do projeto, Rosamaria Carvalho, explica que foi preciso trabalhar primeiro o resgate da estima das monitoras para depois implementar o novo modelo de gestão. “Muitas estavam desanimadas, desacreditadas no projeto e começamos por elevar a estima delas. Trouxemos profissionais que atuam só com isso para motiva-las, também distribuímos kits de higiene e saúde, entregamos uniformes. A mudança começa por elas, pela valorização das monitoras”.

Há cinco anos como monitora do Siminina, Jocinete de Lima Correa, que atua na unidade do projeto no Centro de Referência da Assistência Social do bairro Pedregal, ressaltou as melhorias promovidas no Siminina.

“Esta é uma gestão comprometida com o cidadão e pudemos constatar durante esta capacitação. Recebemos materiais de qualidade, aulas e orientações. Sinto que agora estão valorizando os profissionais que atuam no projeto e isto vai se refletir lá na ponta, no atendimento às crianças. Agora temos uma identidade para todas as unidades do projeto”, disse a monitora.

O secretário de Assistência Social de Cuiabá, José Rodrigues Rocha Júnior, parabenizou o empenho e envolvimento tanto dos profissionais que organizaram a semana pedagógica quanto dos técnicos e monitores que participaram da capacitação. “Este é o modelo de trabalho e gestão que queremos manter em Cuiabá. Proporcionar condições para que os servidores executem as atividades com qualidade e com dignidade, melhorando os serviços para a população. Já vejo reflexos antes mesmo do retorno às aulas, com maior engajamento e motivação por parte dos monitores e dos técnicos do projeto”, ressaltou o secretário.

Ao final da Semana Pedagógica foram entregues os kits com os novos materiais esportivos e pedagógicos que serão utilizados nas unidades.

Para 2014 o Siminina tem como meta atender 1.500 crianças e adolescentes, em 16 unidades, instaladas em diversas regiões de Cuiabá. O público prioritário será o de meninas, com idades entre 6 e 15 anos. As inscrições ainda estão abertas e se encerram no dia 31 de janeiro. A atividades iniciam no dia 3 de fevereiro.