Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

17 de Novembro de 2011 13h57

Profissionais de assistência social se reúnem em Cuiabá para participarem do Congemas

17/11/2011

João Ribeiro – SMASDH e Secom Cuiabá: (65) 3645-68


Gestores e técnicos regionais de assistência social estão reunidos em Cuiabá para participarem da reunião do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social da Região Centro-Oeste (Congemas). A abertura do encontro acontece nesta quinta-feira (17-11), às 17h, no Hotel Fazenda Mato Grosso. Na sexta-feira (18-11) a reunião tem início às 9h.

O presidente do Congemas de Mato Grosso Sul, Sergio Vanderli, acredita que a reunião será fundamental para a capacitação dos gestores e técnicos da área de assistência Social de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

“O encontro servirá ainda para encaminhar as propostas apresentadas à reunião nacional. Inclusive, o Congemas contará com a presença de um funcionário do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para  auxiliar no acesso de preenchimento do censo do Sistema Único de Assistência Social (Suas)”, esclarece.

A expectativa é reunir cerca de 400 pessoas, entre gestores e técnicos da área de assistência Social do Centro-Oeste. O Congemas é o momento de avaliar os desafios que os gestores da área enfrentam cotidianamente, exigindo do Colegiado e dos governos Federal, Estadual e Municipal propostas para melhoria do Suas.

O Congemas é uma promoção da prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH), com  parceria do governo do Estado e do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas).

Programação 

Na abertura, nesta quinta-feira (17-11), às 17h, a secretária Nacional de Assistência Social do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Denise Colin, vai dar uma palestra com o tema “Conferência Magna, entre o SUAS e o Plano Brasil sem Misérias: ajustando caminhos intersetoriais”.

Já em 18 de novembro, às 09h, as palestrantes serão com a secretária Nacional de Assistência Social/MDS, secretária Especial do Plano Brasil Sem Miséria, diretoria do Departamento de Gestão do SUAS/MDS, diretoria do Fundo Nacional de Assistência Social/MDS, especialista na área de Assistência Social da Região e o presidente do Conselho Nacional de Assistência Social da Região.

Os palestrantes vão abordar os aspectos conceituais da Assistência Social e os determinantes estruturais da pobreza, Plano Brasil sem Miséria: os eixos da garantia de renda, inclusão produtiva e acesso a serviços públicos na perspectiva do SUAS, o papel estratégico da política de Assistência Social na busca ativa e no acompanhamento à pobreza, apresentação de mapeamento de co-financiamento: Estado, Região,MDS e FONSEAS, oferecendo elementos teóricos para a reflexão e formulação da gestão no âmbito municipal.