Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

26 de Dezembro de 2012 09h55

Procura por abrigo em albergues de Cuiabá cresce 30% em período de festas

26/12/2012

Patrícia Neves - (65) 3645-6810


A Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá registra um aumento de cerca de 30% na procura pelas unidades de acolhimento destinadas ao atendimento da população que se encontra em situação de rua. A informação é do coordenador de Proteção Social Especial da Secretaria, Edilson Proença.
 

O atendimento hoje é realizado pelo Albergue Municipal Manoel Miraglia, Casa de Apoio Missão Atalaia de Jesus, Pastoral do Migrante, Centro de Triagem e Abordagem Solidária, totalizando 230 vagas. 

Ele explica que em todas as unidades são ofertados serviços de apoio nutricional, atendimento socioassistencial, a inclusão social, inclusão no mercado de trabalho, (considerando a disponibilidade de vagas), encaminhamento para tratamento de saúde junto à rede municipal e estadual, encaminhamento para atendimento junto à Defensoria Pública, registro de perda de documentos na Polícia Judiciária Civil, dentre outros. 

Conforme Edilson, levantamentos realizados pelas equipes responsáveis pelas abordagens sociais evidenciam que a maior parte das pessoas que se encontram em situação de rua na capital não são provenientes do Estado. 

“Temos um número grande de migrantes e registramos imigrantes também. Normalmente, aos finais de ano, a incidência cresce”. Apesar dos serviços de abordagem social realizados rotineiramente, a estimativa atual é a de que existam na capital 27 pontos de concentração da população moradora de rua. 

Ele cita ainda que o advento da Copa do Mundo funciona como um chamariz a novos moradores. “Há muitas pessoas que chegam na capital na tentativa de arriscarem na busca de um emprego nas obras, mas esbarram na falta de qualificação e terminam pelas ruas. Nós tentamos incluir essas pessoas nos cursos do Pronatec, possibilitar a inclusão produtiva, possibilitando uma mudança desse cenário”.