/

02 de Maio de 2013 15h38

Prefeitura realiza mutirão para inscrições de cursos de qualificação profissional

02/05/2013

Secretaria de Comunicação de Cuiabá

Começa nesta segunda-feira (6), o mutirão para inscrições dos cursos de qualificação profissional do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). As inscrições serão realizadas nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) em três etapas.

A primeira etapa começa no dia 6 de maio (segunda-feira), até o dia 9 (quinta-feira), e irá abranger os CRAS Tijucal, Getúlio Vargas, Pedra 90, Nova Esperança, e Imperial. O horário de atendimento é das 8h às 17h.

A segunda etapa será de 13 a 17 de maio, nos CRAS União, CPA, Planalto, Pedregal e Dr. Fábio. E a terceira, entre os dias 20 a 24 de maio, nos CRAS Praeiro, Dom Aquino, Colorado e Araça.

No dia 18 de maio, haverá uma tenda de atendimento no Sesi Park, durante a Ação Global.

A ideia do mutirão é possibilitar o acesso à população. “Vamos estar mais próximos, chegando onde os moradores estão. Assim, será possível ampliar o número de interessados, que poderão se qualificar e competir no mercado de trabalho”, comentou a coordenadora do programa na Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Rosamaria Carvalho.

Os cursos oferecidos são das áreas da construção civil, gestão e negócios, tecnologia da informação, produção alimentícia, turismo e hotelaria, inglês e espanhol. “São cursos de formação inicial e continuada, voltados à inserção no mercado de trabalho, com duração mínima de 160 horas”, explicou Rosamaria.

Neste ano, serão disponibilizadas 12.560 vagas para pessoas que já estão cadastradas no Cadastro Único da Assistência Social (CAD Único). A idade mínima para requisitar uma vaga é de 16 anos.

Os cursos são gratuitos e os alunos recebem o material didático e auxílio estudantil no valor de R$ 8 por dia de aula, para o vale-transporte ou lanche. “Estes benefícios visam garantir a permanência do estudante no curso, já que a maior parte tem dificuldades, principalmente, para o vale-transporte”, disse a coordenadora.

Os cursos são executados pelos parceiros Senai, Senac e Sest/Senat.