/

11 de Julho de 2013 15h27

Prefeitura leva Siminina ao parque de diversões

11/07/2013

Ana Assumpção

Cerca de 80 meninas que participam do programa Siminina tiveram uma manhã diferente nesta quinta-feira (11). A convite da primeira-dama de Cuiabá, Virginia Mendes, e do secretário municipal de Assistência Social, José Rodrigues da Rocha Júnior, elas foram conhecer o Parque de Exposições e brincar no parque de diversões.

Para a maioria das crianças, foi a primeira vez que estiveram em uma roda gigante e em um carrinho de bate-bate.

“Fico feliz em proporcionar este momento para as meninas. Para muitas, um parque de diversões era uma realidade quase impossível de conhecer. Elas merecem esse presente”, ressaltou Virgínia Mendes.

Entre as meninas estavam Maria Eduarda (8 anos), Leila (9) e Josiane (9), que nunca tinham ido a um parque de diversões e estavam ansiosas para entrar pela primeira vez na roda gigante e dirigir um bate-bate.

“Foi difícil conter a ansiedade dessas crianças. Elas ficaram radiantes com notícia de que iriam conhecer o parque de diversões”, destacou a coordenadora do Siminina, Ellen Regina de Almeida Lopes.

O Siminina é realizado em 17 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros Comunitários e atende cerca 900 meninas com idades entre 7 e 14 anos, que frequentam o projeto diariamente, no contraturno escolar. Elas participam de atividades lúdicas e culturais, como aulas de dança, teatro, cidadania e reforço escolar, além de receber orientação sobre promoção da saúde e planejamento familiar. Nos 15 anos de projeto, não foi registrado nenhum caso de gestação precoce entre as participantes.

“Este é um projeto importante e que faz a diferença na vida dessas meninas. Além de reforço escolar e aulas de dança, elas ganham carinho e são orientadas a como evitar uma gravidez precoce e ficar longe das drogas”, afirmou José Rodrigues.