Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

10 de Maio de 2011 14h50

Prefeitura de Cuiabá prepara projetos de inclusão social para comunidades.

10/05/2011

Marcia Caetano/Smasdh

Gerentes e coordenadores de serviços de Assistência Social de Proteção Básica ao cidadão se reuniram na manhã desta terça feira (10-05) no auditório da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano - SMASDH, localizada no bairro do Porto, para discutir a metodologia de ação adotada para os projetos de fortalecimento de vínculos sociais em 2011.

Durante o encontro, os técnicos que atuam nos bairros através dos Centros de Referência da Assistência Social - CRAS e Centros de Convivência dos Idosos - CCI, puderam se informar sobre os procedimentos para desenvolver atividades e serviços, em prol de pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade e/ou em situação de risco.

As 13 unidades CRAS e 4 CCIs terão à disposição uma subvenção mensal para investir em equipe técnica, materiais didáticos e pedagógicos e complementação alimentar. Os recursos são provenientes do Ministério do Desenvolvimento Social – MSD através do Piso Variável II, num total de R$308.724,00 anuais. 

Uma pesquisa realizada junto às comunidades definiu o tipo de serviço a ser desenvolvido em cada regional.

Entre eles estão atividades socioeducativas, apoio psicossocial, práticas desportivas, de lazer artístico e cultural, além de cursos e oficinas de qualificação profissional.

De acordo com a gerente do CRAS Tijucal, Mariá A. Queiroz, o repasse de recursos para co-financiamento federal do serviço nos CRAS representa a resposta para um grande anseio da comunidade.

“A grande expectativa é quanto aos cursos de qualificação profissional. As famílias querem desenvolver habilidades que possam gerar renda na época da Copa. A comunidade sugeriu cursos de confecção de salgados, pintura em tecido e panificação”, concluiu a gerente.