Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

11 de Novembro de 2011 10h35

Prefeitura de Cuiabá prepara 2ª edição do programa “Valorizando Vidas no Seu Bairro”

11/11/2011

Viviane Moura- Secom Cuiabá: (65) 3645-6054/ 8454-


Estão a todo vapor os preparativos para a 2ª edição do programa “Valorizando Vidas no Seu Bairro”, que será realizada no dia 19 de novembro, das 8h às 16h, na Praça do bairro CPA I, região Norte da capital. O programa tem o objetivo de levar direito e cidadania à população cuiabana, por meio de serviços ofertados por todas as secretarias da prefeitura de Cuiabá.


Em reunião, realizada quinta-feira (10-11), entre a idealizadora do programa, a primeira-dama, Norma Sueli Galindo, e os líderes das Secretarias, ficou definido que cada pasta terá uma ação-âncora – a de maior favorecimento à comunidade – além dos demais serviços oferecidos.

Dentre os serviços a serem executados estão: expedição de carteira de trabalho, certidões, segunda via de identidade, inscrição em programas de qualificação profissional, patrolamento de ruas, pintura de abrigos de ônibus, serviços de conta de água, informações sobre débitos da dívida ativa, coleta de dados para inclusão em programas federais, serviços na área de saúde, orientações sobre ações ambientais, orientações de economia doméstica, e serviços gerais da prefeitura de Cuiabá.

Segundo a primeira-dama, os moradores do Grande CPA podem esperar novos serviços para a 2ª edição do programa. “Teremos a apresentação de novos projetos do município, orientações sobre todos os nossos serviços disponíveis. Vamos dobrar o número de profissionais para atendimentos na área da saúde”, informa ela.

Uma das novidades é o atendimento feito pelos servidores da Fundação Educacional de Cuiabá (Funec), responsável pelo Cuiabá Vest. No dia 19, será apresentado à população o projeto Cuiabá Vest Concursos. No local, será feita pesquisa de opinião sobre o novo serviço a ser oferecido a partir do ano que vem. Também serão prestadas informações e efetuados pré-cadastros do Cuiabá Vest 2012.

Infraestrutura

Durante a próxima semana, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfe) realiza uma série de ações no bairro CPA I, como pintura de meio fio das ruas, podas de árvores, substituição de luminárias queimadas, operação tapa-buraco, recolhimento de entulhos, instalação de tampas de fossas, restauração de obras públicas e limpeza de ruas, praças e terrenos abandonados, entre outros serviços.

Cultura

O “Valorizando Vidas no Seu Bairro” também contará com uma extensa programação cultural, com oficinas gratuitas para a população e apresentação de artistas regionais.

Trânsito e Transporte

Além de ações como a encenação teatral da peça “Picolé Atropelado”, a secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTU) ofertará para o CPA e região, serviços como o MTU móvel, informações para aposentados, pensionistas e idosos. Serão realizadas ainda, três blitz simultâneas, nas principais vias do CPA I.

Geração de renda

Os moradores do CPA também poderão participar da oficina de sabão caseiro oferecida pela Sanecap, na qual aprenderão a reutilizar o óleo de cozinha para fazer sabão líquido e em barra. Parte do sabão produzido na oficina será doado à instituição filantrópica do bairro e o restante será distribuído durante o evento, às 10h e 15h.

“Valorizando Vidas”

O programa “Valorizando Vidas no Seu Bairro” também visa promover o fortalecimento dos vínculos comunitários, desenvolvendo atividades voltadas ao meio ambiente, educação sanitária e a inclusão social das famílias. Isto será feito por meio de inúmeras ações e serviços, sejam pontuais - como confecção de documentos - ou políticas públicas contínuas. A prioridade do “Valorizando Vidas” é atender a gestantes e mães (com filhos na educação infantil de zero a seis anos), adolescentes e idosos.

Cronograma

A 3ª edição do “Valorizando Vidas no Seu Bairro” atenderá a Regional Oeste (03/12), e em seguida a Regional Sul (17/12), levando assim, os serviços municipais a todas as regiões da capital.