Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

23 de Julho de 2013 17h49

Prefeitura de Cuiabá lança ações para apoio a moradores de rua

23/07/2013

Euziany Teodoro - (65) 3645-6054

A Prefeitura de Cuiabá lançou hoje três iniciativas para cuidado e apoio às pessoas que moram nas ruas da cidade. Foi aberto o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua de Cuiabá, que disponibilizará alimentação, descanso e higienização a quem precisa, cinco dias por semana, das 8h às 18h. A previsão é de que pelos menos 15 pessoas sejam atendidas por dia.

 

Além disso, também foram lançadas as campanhas “Abraço Quente” e “Anjos da Noite”, ambas com o objetivo de levar mais conforto aos moradores de rua que enfrentam as baixas temperaturas registradas na cidade nos últimos dias.

 

O primeiro Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua de Cuiabá, o Centro Pop, trata-se de uma unidade pública, de referência e atendimento especializado à população adulta que mora na rua. Para lá também serão encaminhadas para atendimento às pessoas recolhidas por equipes que fazem a chamada abordagem social.

 

O Centro Pop de Cuiabá fica na Rua Pedro Celestino, esquina com Rua Campo Grande, Bairro Centro Norte, Região Oeste de Cuiabá. A unidade conta com uma equipe multidisciplinar que faz a triagem e o encaminhamento das pessoas que desejarem voltar para sua cidade de origem ou, ao menos, ter um lugar para dormir. Estas serão levadas para as casas de acolhimento, que disponibilizam cerca de 250 vagas na Capital.

 

Quem procurar a unidade terá à disposição uma sala de descanso, café da manhã, almoço e lanche da tarde. Além disso, um advogado estará à disposição no local para orientação jurídica e ajuda para recuperação de documentos pessoais, em casos de necessidade.

 

“O Centro Pop será um núcleo de atendimento aos moradores de rua, que será responsável pelos encaminhamentos que possam tirar essas pessoas da situação em que se encontram. É claro que devemos respeitar aqueles que preferem continuar morando na rua, mas buscamos levar ao menos um pouco de conforto e atenção”, explicou o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, José Rodrigues Rocha Júnior.

 

Anjos da Noite

 

Devido às baixas temperaturas, a Prefeitura de Cuiabá disponibilizou uma van da Secretaria de Assistência Social para fazer o recolhimento dos moradores de rua, a partir de hoje, para levá-los às casas de acolhimento da cidade.

 

Deverão ser consideradas praças, entroncamento de estradas, espaços públicos onde se realizam atividades laborais, locais de intensa circulação de pessoas e existência de comércio, terminais de ônibus e outros.

 

O serviço será ofertado nas duas unidades dos CREAS e no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centros POP).

 

O CREAS Centro está localizado na Rua Barão de Melgaço, s/n, Bairro Porto (Centro Sul) e o CREAS Norte localiza-se na Rua 01, esquina com Rua 03, s/n, Bairro Morada do Ouro.

 

Abraço Quente

 

A pedido da primeira-dama de Cuiabá, Virginia Mendes, começou hoje (23) e segue até o dia 23 de agosto a campanha Abraço Quente, que visa a arrecadar agasalhos, cobertores e calçados para atender a quem precisa.

 

“Esta ação exige medidas emergenciais, pois o frio não espera e as pessoas estão sofrendo com a queda da temperatura. Por isso iniciamos a campanha junto à população e aos empresários locais, que mais uma vez ouviram nosso chamado e estão colaborando, somando esforços com o poder público. Nossa prioridade será a população de rua, os abrigos, albergues e as entidades filantrópicas que fazem o atendimento direto às famílias de baixa renda”, explicou a primeira-dama.

 

“Todos sabemos que existem muitas pessoas que necessitam auxílio e colaboração para enfrentar os dias mais frios que estamos vivendo. Sejamos o elo entre a solidariedade e as pessoas que mais precisam”, afirmou o secretário José Rodrigues.

 

Todas as unidades da Secretaria de Assistência Social, incluindo a própria sede, receberão as doações.

 

·         CRAS Araçá – Rua J, S/N, esquina com rua C, Bairro Jardim Araçá;

·         CRAS CPA – Rua 67, Q 9, n.º 47, Bairro CPA 3, Setor I;

·         CRAS Dom Aquino – Rua Irmã Elvira Paris, s/n, Bairro Dom Aquino;

·         CRAS Getúlio Vargas – Rua S, esquina com Avenida Principal, s/n, Bairro Getúlio Vargas;

·         CRAS Jardim Imperial – Rua Projetada 3 (Avenida das Torres), Q4, Casa 10, Bairro Jardim Universitário;

·         CRAS Novo Colorado – Rua Antônio Gonçalves, Q B, n.º 33, Bairro Novo Colorado;

·         CRAS Nova Esperança – Rua J, s/n, Fundos da Escola Jesus Criança, Bairro Nova Esperança;

·         CRAS Pedra 90 – Avenida Nilton Rabelo de Castro, s/n, Bairro Pedra 90;

·         CRAS Praeiro – Rua Paiaguás, n.º 210, Bairro Praeirinho;

·         CRAS Pedregal – Rua Manaíra, s/n, Bairro Pedregal;

·         CRAS Planalto – Rua Atlas, s/n, Bairro Planalto;

·         CRAS Tijucal – Avenida Espigão, s/n, Bairro Tijucal;

·         CRAS Jardim União – Rua dos Trabalhadores, s/n, Bairro Jardim União;

·         CASB Dr. Fabio – Rua Várzea Grande, n.º 437, Bairro Dr. Fábio I (atrás do Posto de Saúde);

·         CCI Padre Firmo – Avenida Beira Rio, s/n, Bairro Dom Aquino;

·         CCI Maria Ignez França Auad – Av. Curió, s/n, Bairro CPA III, Setor II;

·         CCI Aidêe Pereira do Nascimento – Rua Flamengo, s/n, Bairro Novo Horizonte;

·         CCI João Guerreiro – Av. Principal, s/n, Bairro Altos do Coxipó;

·         Abordagem Solidária – Rodovia Elder Cândio, KM 07, Estrada da Guia;

·         Albergue Municipal – Rua Afeganistão, s/n, Bairro Jardim Monte Líbano;

·         CREAS Centro – Rua Barão de Melgaço, s/n, Bairro Porto (Centro Sul);

·         CREAS Norte – Rua 01, esquina com Rua 03, s/n, Bairro Morada do Ouro.

·         Sede da Secretaria de Assistência Social – Rua Régis Bitencourt, n.º 394, Bairro Porto.