Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

10 de Maio de 2013 17h39

Prefeitura de Cuiabá homenageia mães servidoras

10/05/2013

Euziany Teodoro - (65) 3645-6054

As mães servidoras da Prefeitura de Cuiabá foram homenageadas hoje (10) em uma cerimônia ecumênica, onde receberam buques de rosas e mensagens de reconhecimento e carinho.

 

O padre Marcelo Fujimura, do Santuário Nossa Senhora Auxiliadora, abriu o culto e destacou a importância de honrar pai e mãe e o papel que eles têm na família. “Ser mãe é uma missão. Quando queremos destacar algo de que gostamos muito, sempre nos referimos ao amor de mãe e ao papel dela na vida de cada um de nós. E por esta importância que ela tem, independentemente da distância ou da condição em que você esteja, temos que preparar nosso coração para homenagear a mãe, para honrá-la”, disse.

O pastor Cristiano Paulino, da Igreja Sara Nossa Terra, fez um testemunho de como o amor e a dedicação da mãe conseguiram ajudar o pai e a se livrar do alcoolismo e resgatar a harmonia e os valores cristãos dentro da família. "Parece que oração de mãe tem ligação direta com Deus. Minha mãe participava de ciclos de estudos da bíblia e isto foi fundamental para o resgate da nossa família e influenciou muito na minha vida e se hoje estou aqui como cristão e pastor devo muito a ela também", destacou.   

 

A advogada Maria Ignês Dechamps, que recentemente se aposentou após 37 anos prestando serviço na Procuradoria-geral do Município, emocionou-se com a homenagem. “Sou mãe três vezes. Tenho minha filha e dois netos. Hoje percebi o reconhecimento tanto pelo meu trabalho como mãe, quanto como servidora da Prefeitura de Cuiabá”, afirmou.

 

De acordo com o prefeito Mauro Mendes, é preciso dar valor ao sacrifício dessas mulheres. “Muitas dessas mães também assumem o papel de pai e precisam confiar em outras pessoas para poder trabalhar e sustentar a família. Dar valor a elas é o essencial para que possam oferecer o seu melhor à administração pública”.

 

A primeira-dama Virginia Mendes também enviou uma mensagem às mães. “Dizem que quando a mulher se torna mãe, ela passa a ter o coração pulsando fora do corpo o tempo todo. Concordo plenamente. Os filhos passam a ser a nossa extensão, o que eles sentem, nós sentimos. Parece que toda mãe nasce pronta, elas são capazes de compreender até o que os filhos não dizem, têm uma sensibilidade aguçada”.

 

Julieta Alina de Oliveira, mãe de dois filhos, é servidora da Prefeitura de Cuiabá há 36 anos. Ela também se sentiu representada na homenagem. “Foi tudo muito lindo. Me emocionei não apenas por ser mãe, mas também por ser filha e sei de todo o valor que ela tem pra mim”, disse.

 

O secretário municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Junior, organizou a cerimônia e falou sobre a importância das mães para o trabalho público. “Muitas mães deixam seus filhos em casa e vêm ajudar a administração da cidade. Essas mulheres merecem todo o carinho e respeito. Mulheres que de fato são o esteio da nossa sociedade”.