Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

26 de Setembro de 2011 10h39

Prefeitura de Cuiabá entrega reforma do Conselho Tutelar do Coxipó

26/09/2011

Viviane Moura- Secom Cuiabá: 8452-3610

A secretária de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, Regina Kaezer, entregou a reforma do Conselho Tutelar do Coxipó, na manhã desta segunda-feira (26-9). A unidade que conta com 11 servidores, dentre eles cinco conselheiros, chega a realizar mais de 300 atendimentos ao mês. A reforma faz parte das ações de melhoria dos Conselhos implementadas pela Prefeitura de Cuiabá em todas as regiões da capital.

O Conselho Tutelar do Coxipó recebeu os serviços de reparo após solicitação junto à Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Governo, durante reunião realizada no último dia 16 de setembro. O local passou por nova pintura, limpeza de ar condicionado, restauração das instalações hidráulicas e elétricas, bem como, a religação da internet e telefone fixo.

A unidade atende a denúncias de abuso sexual, trabalho infantil, crianças em situação de risco, 2ª via da certidão de nascimento e pedidos de vagas em escolas e creches do município.

De acordo com a secretária Regina Kaezer, esse é o começo das ações que a pasta irá realizar nas unidades dos Conselhos, CRAS e CREAS. “Começamos a semana bem, alcançando a primeira meta, mas estamos montando um cronograma para atender  a todos. Esta é uma pequena mostra de que o esforço conjunto, entre secretarias dá resultados positivos. Agradeço a ajuda de todos”, define ela.

Dentre os parceiros para a reforma estão as Secretarias de Infraestrutura, Patrimônio e Gestão,  Finanças, Governo, Saúde e Sanecap.

Para o coordenador do Conselho Tutelar do Coxipó, Rivail de França Barbosa,  a melhora das instalações é um avanço nos trabalhos. “Espero que seja o começo da nossa parceria com a Secretaria, precisamos desse suporte. Quem ganha com as melhorias não somos apenas nós, mas pais, crianças e adolescentes que recebem nossos serviços”, destaca.

Segundo o conselheiro da unidade Coxipó, Wagner de Lima, a reforma da unidade é uma conquista. “Hoje temos a resposta ao manifesto feito na Praça Alencastro, por nós conselheiros há duas semanas. A partir de agora temos condições de atender com dignidade. O compromisso firmado entre nós e a secretária foi cumprido, é uma realidade que a prefeitura fez sua parte para se concretizar”.

Conforme o presidente da Sanecap, Moisés Dias, o importante é a transversalidade dos serviços. “Juntos trabalhamos de forma mais satisfatória para atender a população. Essa interação intersecretarias, com cada um fazendo sua parte, além de um serviço mais completo, baixa custos”. A Sanecap doou uma caixa d’água para o Conselho do Coxipó, bem como os serviços de hidráulica.

Força-Tarefa 2

A equipe de força-tarefa encontra-se realizando reparos na sede do Conselho Tutelar do Pedra 90 e CRAS da mesma região, nesta segunda-feira. Na sequência, será reformada a Casa de Abordagem Solidária, localizada na estrada da Guia.

Regina Kaeser anunciou ainda que todas as unidades serão contempladas com os serviços de manutenção e reforma, conforme levantamento realizado semanalmente. O cronograma para a próxima semana será definido ainda hoje.

Conselhos Tutelares

Atualmente o município conta com seis Conselhos Tutelares nas regiões do Centro, Pedra 90, Santa Isabel, CPA, Planalto, e Coxipó. Ao todo, trinta conselheiros atendem nas regionais, cinco por unidade.