Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

26 de Outubro de 2011 15h30

Prefeitura de Cuiabá e parceiros lançam programa “Me encontrei”

26/10/2011

João Ribeiro - SMASDH: 3645-6810/9976-0081


O programa “Me encontrei” foi assinado na noite desta terça-feira (25-10), durante a I Conferência Estadual do Trabalho Decente. O projeto é uma parceria firmada entre a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social de Desenvolvimento Humano (SMASDH), Governo do Estado, SESI, SENAI, FIEMT, MPT/MT, SEDUC/MT, SENAC, SINTEP, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/MT) e Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O programa tem o objetivo de acabar com o trabalho infantil e ao mesmo tempo, capacitar para o mercado de trabalho, jovens de 15 a 18 anos.

Responsabilidade

Para a secretária da SMASDH, Regina Kaizer, o projeto vem ao encontro com as necessidades atuais. “É preciso que os pais tenham mais responsabilidade sobre seus filhos, e não os explorem colocando-os para trabalhar ainda na infância”, destaca ela.

A Secretaria Municipal de Assistência Social será responsável pela seleção dos adolescentes, por meio das unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e também dos jovens que estão em algum tipo de trabalho infantil. Os adolescentes escolhidos irão receber salário aprendiz.

Inserção

De acordo com o coordenador do Componente Nacional da OIT, Antônio Carlos de Mello, o programa é uma oportunidade de inserção produtiva aos jovens para buscar atividades que vão ampliar seu conhecimento, conseguindo um bom emprego e deixando a situação de vulnerabilidade social.

A representante da ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SNDH), Maria Ivanete Barbosa, disse que é preciso criar políticas públicas para erradicar o trabalho infantil. “O capital e o trabalho incentivam a criação do trabalho infantil, para resolver esta questão devemos elaborar políticas públicas a exemplo de programas sociais com o “Me encontrei”, frisa.

Expectativas

O estudante Paulo Ricardo (15 anos) está muito feliz por participar do projeto. “Com a participação no programa não vou ficar mais nas ruas e agora posso ter um futuro melhor”, disse. Já a estudante Adriana Silva (15) elogiou o projeto. “Vou ganhar muito em aprendizado, e assim, conseguir um bom emprego”, ressalta ela.

Uma das atrações do evento foi a apresentação da dupla de humorista “Nico e Lau”, mostrando como o trabalho infantil é prejudicial às crianças.