Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

10 de Setembro de 2010 18h00

Prefeitura de Cuiabá capacita turmas em qualificação profissional

10/09/2010

Marcia Caetano-Assessoria/Smasdh

O Centro de Referência da Assistência Social CRAS - Planalto realizou hoje (10-09) a formatura de 20 alunos no curso de qualificação profissional para recepcionistas.

Foram repassados conhecimentos para a formação de mão de obra para o mercado, o que inclui noção básica de informática, técnicas de atendimento ao público, treinamento em telemarketing, confecção de currículo e dicas gerais de comportamento organizacional.

O curso faz parte dos investimentos do programa Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), que tem o objetivo de fortalecer a função de proteção das famílias e contribuir para a melhoria da qualidade de vida.

As vagas são preferencialmente para familiares inscritos no CAD - Único (cadastro do Ministério do Desenvolvimento Social). Havendo vagas, elas podem ser preenchidas por moradores das comunidades. É o caso da jovem Erlayne Jesus Almeida de 21 anos, moradora do CPA IV, que participou desta formação no CRAS:

“Eu estou desempregada, e assim que abriram vagas para nossa comunidade já me inscrevi. Aprendi muita coisa interessante, a exemplo do jeito certo de vestir para ir a uma entrevista de trabalho. Maquiagem, sapatos, cor de esmalte e penteado são importantes na hora de conseguir uma colocação. Outra coisa que gostei foi o treinamento para ter paciência no atendimento ao público”, explicou.

O secretário de Assistência Social, Jader Moraes, destacou a importância desses cursos para garantir uma colocação mais rápida no mercado de trabalho. “Eles visam garantir um meio de renda extra às famílias. Vamos dar continuidade ao projeto com outras opções de qualificação, atentos ao mercado. Preparar mão de obra para ocupar esses postos é uma prioridade do projeto”. O programa continua, e os CRAS divulgam semanalmente a abertura de novas turmas.