/

28 de Junho de 2011 13h34

Prefeitura atende moradores de rua em Abordagem Solidária

28/06/2011

Márcia Caetano/SMADSH

A equipe técnica da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá - Smasdh continua a operação Corpus Christi, deflagrada com o apoio da Polícia Militar, durante o feriado do dia 23 de junho, para levar assistência aos moradores de rua. As pessoas localizadas em praças, ruas e avenidas são convidadas a pernoitar nos abrigos públicos da Prefeitura de Cuiabá, onde recebem roupas limpas, cobertores, condições de higiene e alimentação.  

Durante a abordagem é feito o registro de todos os atendimentos, com o preenchimento de dados em questionários que serão utilizados como base para o desenvolvimento de projetos sociais. Os principais pontos visitados são o Centro Histórico, Praça Ipiranga, Morro da Luz, Beco do Candeeiro, Praça do Porto, proximidades das Rodoviárias de Cuiabá e do Coxipó, Avenida Prainha e Fernando Correia, Avenida do CPA.

Em cada diligência é feita, em média, a abordagem de 30 pessoas em situação de rua; mas apenas oito aceitam ir para os abrigos.

 A prefeitura de Cuiabá, através da SMASDH, mantém três abrigos públicos: a Abordagem Solidária, com 50 leitos, localizado no Quilometro 7 da estrada da Guia; o Albergue Missão Atalaia, com 40 leitos, localizado no Bairro do Porto; e o Albergue Manuel Miraglia, com 59 leitos, localizado no Bairro Jardim Monte Líbano.

Quem quiser fazer doação de cobertores e roupas de frio, limpas e em bom estado de conservação, pode levar até a sede da Smasdh, que fica na Rua Regis Betencourt, 384, ou entregar à Cruz Vermelha, para repasse à Secretaria.

As abordagens acontecem todos os dias no período da manhã e a tarde, e prosseguem até o dia (01-07), data de encerramento da operação.