Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

19 de Março de 2012 13h39

Prefeito Francisco Galindo ouve reivindicações dos moradores da Guia durante o Valorizando Vidas no seu Bairro

19/03/2012

Angela Jordão-Secom Cuiabá-3645-6054/8453-6822

 O prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, e a primeira-dama do município participaram ativamente das ações do programa Valorizando Vidas no Seu Bairro, realizado no sábado, dia 17 de março, no distrito de Nossa Senhora da Guia. Esta foi a primeira edição do programa promovida na zona rural da capital.

Além do atendimento aos moradores da área rural, este ano o Valorizando Vidas traz duas grandes novidades: as edições temáticas – no sábado o tema foi a “Mulher”, em homenagem ao mês da mulher – e o “chá com o prefeito”.

Nesta edição, o prefeito Francisco Galindo atendeu diretamente a população, ouvindo as reivindicações dos moradores da Guia. A ação, denominada “chá com o prefeito”, se desenvolveu durante toda a manhã, após a solenidade de abertura do programa. As audiências com o prefeito foram previamente agendadas pelo subprefeito do distrito da Guia, Edenecil Dias de Souza.

Galindo e a primeira-dama também visitaram a Escola Municipal “Benedita Xavier” que passará por uma reforma geral. A escola receberá uma quadra coberta, três novas salas de aula, o telhado será trocado, e o prefeito ainda ouviu das crianças o pedido de construção de um refeitório.

Depois da visita a escola e da reunião com os moradores, o prefeito e a primeira-dama Norma Sueli Galindo visitaram todas os stands das secretárias municipais e assistiram as apresentações culturais, fizeram entrega de certificados aos participantes das oficinas de artesanatos e assistiram ao desfile do projeto “Beleza na Praça”.

Ações

O Valorizando Vidas no Seu Bairro levou inúmeras ações e serviços aos moradores do distrito de Nossa Senhora da Guia. Entre os benefícios oferecidos, dentro do tema “Mulher”, destacam-se palestra sobre aposentadoria rural para mulheres, nutrição da mulher, oficina de bordado, sexualidade, prevenção e orientação das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTS).

Já a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfe) levou inúmeros serviços na área de infraestrutura. As secretárias municipais de Assistência Social e Desenvolvimento Humano e de Cultura disponibilizaram oficinas de artesanato e confecção de bijuterias. Já a Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico deu orientações sobre os cursos profissionalizantes e de qualificação oferecidos pelo município.

Já a equipe da FUNEC (Fundação Educacional de Cuiabá) deu orientações e recebeu inscrições para o Cuiabá Vest. A população teve a oportunidade de se cadastrar em programas habitacionais no stand da Secretaria Municipal da Habitação.

Entre outras ações, a Secretaria Municipal de Turismo ofereceu city tour para os alunos da Escola Filogônio Corrêa. O city tour levou as crianças do distrito da Guia até a Cuiabá, onde todos tiveram a oportunidade de conhecer pontos turísticos da capital que homenageiam figuras femininas históricas de Cuiabá.

O Valorizando Vidas no Seu Bairro no distrito de Nossa Senhora da Guia, que teve início as 08 horas, terminou as 13 horas com a apresentação da bateria de escola de samba e com moradores e servidores da prefeitura participando de uma grande festa.