Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

27 de Setembro de 2010 17h40

PETI Cuiabá sela parceria com Associação Nipobrasileira em evento esportivo e cultural

27/09/2010

Marcia Caetano-Assessoria/Smasdh

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil Peti Cuiabá realiza nesta terça feira (28-09), a partir das 8h30m, evento para oficializar a parceria com Associação Nipobrasileira.

Na programação, a final da “Copa Peladinho”. A partida vai disputar o 1º e 2º lugares com a participação de pelo menos 400 torcedores integrantes do programa. Em seguida acontecem as apresentações culturais e almoço festivo.

Está sendo preparado por quatro cozinheiras um cardápio elaborado pela nutricionista Regiane Mello, que inclui dois tipos de carnes, saladas coloridas, arroz, feijão e farofa de banana, para servir 500 jovens.

À frente da coordenação desse programa, há seis anos, Marci Barros Rocha explica que é necessário muita organização para conseguir oferecer programação variada  e atraente para jovens de idades tão diferentes:

“Aqui, na Associação Nipobrasileira, vamos integrar de imediato 500 jovens nas atividades. A meta é atender todas as unidades da Regional Sul que estavam alojadas nos CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) dos bairros Pedra 90, Nova Esperança, Tijucal, Getulio Vargas, Osmar Cabral e a unidade que era atendida no Verdinho e Osmar”, observou a coordenadora.

O secretário Jader Moraes informou que serão oferecidas nesta nova unidade atividades socioeducativas, a exemplo de caratê, judô, futsal, xadrez, danças, natação, aulas de música e instrumentos musicais.

“É muito importante proporcionar a esses jovens um leque grande de opções, para que eles possam ter oportunidade de se desenvolver de acordo com aptidões ou preferências. O programa exige que os beneficiários tenham freqüência. É uma condicionante para não perder o beneficio. O esforço nosso é para atrair e incentivar a continuarem nas atividades”. Jader ainda informou que será fornecida condução para transportar todos os jovens da região onde moram.

O PETI é um Programa Federal de distribuição de renda para crianças e adolescentes de sete a 16 anos, criado com o objetivo de erradicar a exploração do trabalho infantil e garantir aos jovens em situação de vulnerabilidade e risco social, o direito de freqüentar a escola e desfrutar de atividades socioeducativas, no contraturno escolar.

Recebem esse beneficio, em Cuiabá, 3.780 adolescentes, que varia de R$ 40,00 reais para os moradores na zona urbana e R$ 25,00 para os moradores da zona rural. Endereço da Associação Nipo-brasileira: Roberto koga s/n - Jardim Nova Esperança.