Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

05 de Julho de 2012 16h35

Padaria Comunitária completa dez anos com produção diária de 8 mil pães

05/07/2012

Patrícia Neves - (65) 3645-6810


A Padaria Comunitária Vicente Latorraca, instalada há dez anos pela Prefeitura de Cuiabá e administrada pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, produz diariamente cerca de oito mil pães, que são distribuídos para atendimento da rede de assistência social do município.
 

Funcionando de segunda a sexta, nada menos que 160 mil pães entre francês, careca, doce e de cachorro quente, são produzidos. Todo esse alimento é destinado às unidades da Assistência, hoje distribuídas em 59 pontos das quatro regionais da capital. 

Somente os projetos sociais executados (Peti, Siminina e Projovem) atendem a uma demanda de 6,8 mil crianças e jovens. A Secretaria de Assistência Social ainda disponibiliza cinco casas de acolhimento institucional, 13 Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), dois Centros de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS) e quatro Centros de Convivência de Idosos (CCI´s). 

Do total diário produzido, cerca de 10% é destinado à revenda para a comunidade do bairro Jardim Florianópolis, onde a Padaria Comunitária está instalada, assim como de bairros vizinhos. 

Cada unidade (pão francês, careca e doce), é comercializada ao preço simbólico de R$0,10.  “Gosto muito desse serviço. Em venho aqui pelo menos duas vezes por dia”, conta o estudante Marcos Rafael, de 18 anos. Segundo ele, o valor é extremamente interessante e o sabor do alimento é mais interessante ainda. “Aqui com uma moeda você consegue garantir um lanche. Em nenhum outro lugar você consegue comprar nada de qualidade por esse valor”. Na casa de Marcos Rafael, quatro pessoas são beneficiadas diariamente com a Padaria Popular. 

A unidade também é um ponto de socialização de informações pertinentes à Assistência Social de Cuiabá. Cursos do Programa Nacional de Acesso ao Emprego e Tecnologia (Pronatec) e das oficinas disponibilizadas pelos Centros de Referências e Assistência Social (CRAS) da área de abrangência são disponibilizados à população. 

Gerenciando a unidade há cinco anos, Rosângela Frutuoso, conta que todas as tarefas são executadas com carinho pela equipe, que não mede esforços para a prestação dos serviços.  Ela cita ainda que os cuidados com a higiene e manipulação dos produtos é regra inviolável na lida diária. 

“Todos trabalham com toucas, jalecos, com  os devidos aparatos para a manipulação no momento da preparação das massas. As bandejas são cuidadosamente lavadas, assim como toda a estrutura do prédio”.  A distribuição dos pães é realizada – onde o número de atendimentos é mais expressivo – diariamente garantindo a qualidade do alimento servido. 

Rosângela ainda conta que a Padaria também atua para atendimento de demandas específicas e possui capacidade de produção de salgados e bolos destinados ao consumo durante eventos da pasta.  “Só nessa semana já produzimos mil pães que foram destinados para a festa junina da Melhor Idade, além de nossa demanda normal de serviços”, conta. 

Curiosidades  

Para conseguir essa produção, diariamente são consumidos de 10 a 12 sacas de farinha. Cada unidade armazena nada menos do que 25 quilos de farinha, o que gera consumo diário entre 250 e 300 quilos do produto. 

Cinco fornos (sendo um com capacidade para 10 prateleiras) são empregados para a produção e em cerca de doze minutos é possível assar até 800 pães.