Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

28 de Março de 2012 09h10

Operacionalização do Sistema Integrado de Assistência Social é tema de curso para gestores de CRAS e CREAS

28/03/2012

Patrícia Neves-Assessoria SMASDH-3645-6810

A operacionalização do Sistema Integrado de Assistência Social (SIAS) - do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) - foi tema de curso realizado nos  últimos dois dias pelos  profissionais (gerentes, assistentes sociais e técnicos) dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) e dois Centros de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS) da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá. O evento, promovido no auditório da SMASDH nos dias 23 e 24 de março, reuniu cerca de 30 pessoas.

“O sistema garante agilidade na coleta de informações e beneficia até mesmo os próprios técnicos, com essa disponibilidade quando bem alimentado”, explica Ariane Baeana, da Coordenadoria de Proteção Social Básica.

Por meio dessa coleta, o Ministério terá acesso online a emissão de relatórios mensais de cada uma das unidades existentes no país. Serão compilados dados sobre o número de famílias em acompanhamento psicossocial, número de famílias atendidas naquele mês, quantas tiveram acesso ao Benefício de Prestação Continuada, percentual de atendimento individualizado, número de atendimento dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos (programas Peti, Projovem), dentre outros.

Conforme Ariane, o MDS já possui um banco de dados com informações coletadas ao longo do período de 2009 e 2010. Houve uma interrupção na atuação no ano passado e o retorno neste ano.  “Por exemplo, se uma família mudou de uma região para outra da cidade, a equipe do CRAS, que será a nova responsável pelos atendimentos, terá à disposição todas as informações”.

“Sem dúvida, a criação de um grande banco de dados é medida válida, além de possibilitar a lisura de todo o trabalho desenvolvido pelas equipes”, explica a gerente do CRAS Praeiro, Claudineia Moraes Melo. A unidade possui área de abrangência de 11 bairros.