Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

04 de Dezembro de 2012 14h29

Onze mil vagas serão ofertadas para o Pronatec 2013

04/12/2012

Patrícia Neves/SMASDH - (65) 3645-6810

A Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá irá ofertar 11.320 vagas para um total de 63 cursos para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec/Ministério do Desenvolvimento Social). 

Conforme a responsável pela Coordenação de Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência, Ariane Baena, esse montante representa um aumento em 50% da disponibilidade de vagas. “Em 2012, a Secretaria de Assistência Social assumiu o Pronatec em junho e conseguimos efetuar pouco mais de cinco mil pré-inscrições por isso ousamos na meta para 2013. Sabemos que temos público para ser atendido”, conta.

Além do sensível aumento da disponibilidade de vagas e cursos, outra novidade para o próximo ano trata-se de uma nova parceria com o Sest/Senat o que possibilitou a diversificação da gama de cursos.

Ela frisa que no próximo ano os interessados poderão inscrever-se para aulas de ajudante de coleta de entrega de transporte de cargas, arrumador e conferente de cargas, condutor de transporte de produtos perigosos, condutor de transporte escolar, condutor de transporte de carga, condutor de transporte de carga de lixo urbano, condutor de transporte de cargas vivas.

 Ariane Baena pontua que a Secretaria, juntamente com os parceios Senai Construção, Senai Cuiabá e Senac Cuiabá  procuram disponibilizar cursos para rápido acesso ao mercado de trabalho. Ela frisa ainda que material didático, camiseta, lanche e auxílio para o deslocamento até o local das atividades serão ofertados a todos os inscritos para o Pronatec.

“Nessa semana a equipe da Proteção Básica está terminando o processo de inserção de vagas no sistema do MDS e, muito possivelmente, em janeiro as vagas estarão abertas em nossos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS)”, finalizou Ariane.