Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

01 de Novembro de 2013 17h00

Objetivos de Desenvolvimento do Milênio são discutidos em Sinop

01/11/2013

Ana Assumpção

O secretário municipal de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Junior, participou nesta sexta-feira (01) de reunião do Núcleo Regional dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), realizada em Sinop.

O Núcleo Regional tem o papel de mobilizar e articular governos, empresas e comunidades dos municípios da Baixada Cuiabana para contribuir com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio na região.

“Estamos aprendendo muito com as reuniões e exemplos de todos os membros, o que nos faz pensar em políticas públicas diferentes que tragam melhorias na execução das ações e otimização dos recursos”, disse José Rodrigues, que também é o secretário-executivo no núcleo regional.

A reunião contou com a participação de representantes da Secretaria-Geral da Presidência da República e da Secretaria Nacional de Relações Político-Sociais do governo federal.

ODM – Em 2000, a Organização das Nações Unidas, ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, os ODM (que no Brasil são chamados de Oito Jeitos de Mudar o Mundo), que devem ser atingidos por todos os países até 2015.

Os ODM são metas pactuadas pelo Brasil e por outros 190 países membros das Nações Unidas para melhorar indicadores sociais, ambientais e econômicos.

O Núcleo Regional tem o papel de mobilizar e articular governos, empresas e comunidades dos municípios da Baixada Cuiabana para contribuir com o alcance dos ODM na região.

São Objetivos do Milênio: Acabar com a pobreza, Educação básica de qualidade para todos, Igualdade entre sexos e valorização da mulher, Reduzir a mortalidade infantil, Melhorar a saúde das gestantes, Combate à Aids, à malária e a outras doenças, Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e finalmente Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento. Saiba mais em: http://www.odmbrasil.gov.br/o-brasil-e-os-odm.