Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

04 de Janeiro de 2013 08h58

Novo secretário de Assistência Social defende ampliação da rede e integração de políticas

04/01/2013

Patrícia Neves - (65) 3645-6831


Cerca de 150 pessoas acompanharam a solenidade de transmissão do cargo ao novo secretário Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, José Rodrigues Rocha, na tarde desta quinta-feira (03-01). Durante a cerimônia, que teve a presença da primeira dama do município, Virgínia Mendes, José Rodrigues reafirmou o compromisso de atuar em uma plataforma integrada com distintas políticas públicas, assim como ampliar a rede de serviços. O novo secretário substitui a publicitária Regina Kaizer, que gerenciou a pasta por um ano e quatro meses.
 

Com larga experiência à frente de ações na área de Assistência Social, José Rodrigues frisou que realizará uma gestão voltada ao cidadão. “Já temos a garantia de direitos consolidados. Nosso marco inicial será com o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e o abandono definitivo do assistencialismo. Temos um plano de capacitação, o AcesSuas, e a disponibilidade  de mais 10 mil vagas ao trabalhador por meio do Pronatec/Plano Brasil Sem Miséria”. 

Ciente de que será possível agregar esforços com parceiros que não sejam da iniciativa pública, ele ponderou que “o Instituto Lyons, a Maçonaria, o Rotary, são bem vindos nessa reestruturação da rede. Vamos somar forças para retirarmos as famílias da situação de pobreza”. 

A expansão da rede, com a ampliação do número de Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) é uma das metas defendidas pelo novo secretário. As unidades, instaladas em 13 pontos da cidade, disponibilizam uma série de serviços à população com oficinas profissionalizantes, serviço de fortalecimento de vínculos, oferta de projetos sociais a crianças e adolescentes. “O número de CRAS existente cobre apenas um percentual de 28% da demanda”. 

Ele informou ainda que já existem equipes visitando as unidades existentes para apontar quais são as  urgências para imediatas providências. Quanto à ampliação da rede, afirmou que conta com a colaboração do prefeito no que tange a otimização dos serviços à população. “Temos equipes percorrendo as unidades e outras avaliando os relatórios do cenário existente”. 

Atualmente a Assistência Social presta atendimento à população em 49 pontos (dentre centros comunitários, Centros de Referência Especializados, CRAS, programas e projetos sociais). 

A solenidade foi acompanhada pela primeira dama do município, Virgínia Mendes, pelo presidente do Diretório Municipal do PR, Helny de Paula, deputado Emanuel Pinheiro, pelo secretário de Segurança Pública em exercício, Alexandre Bustamante, por Ana Emília Brasil Sotero, do Conselho Estadual da Mulher, Jader Moraes, do Conselho Municipal de Defesa da Criança e Adolescente,  Alessandra Alves (Conselho Estadual de Esportes), secretários municipais, Vereadores, servidores públicos, familiares e amigos.