Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

16 de Setembro de 2011 13h04

Mulheres debatem garantia de seus direitos durante Conferência realizada em Cuiabá

16/09/2011

Angela Jordao/Secom Cuiabá: (65) 8453-6822

 

A 3ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres foi aberta, ontem (15/09), em Cuiabá, com a presença de dezenas de representantes de segmentos que trabalham com as mulheres, lideranças de movimentos sociais e autoridades. O evento está sendo promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH).

O tema do evento é “Autonomia e Igualdade para as Mulheres”. O objetivo da Conferência Municipal é definir reivindicações e propostas que serão levadas para a Conferência Nacional, marcada para o período de 12 a 14 de dezembro deste ano. As participantes estão trabalhando em 10 eixos temáticos, que enfocam áreas como: “Autonomia Econômica e Igualdade no Mundo do Trabalho, com Inclusão Social”; “Educação Inclusiva Não Sexista, Não Racista e Não Homofobia”; “Saúde das Mulheres”, “Desenvolvimento Sustentável, Soberania e Segurança Alimentar”; entre outros.

Após os debates dos eixos temáticos, será feita a elaboração e as sistematizações das propostas a serem encaminhadas para a Conferência Nacional. As votações das propostas e a eleição dos delegados acontecem na plenária final, prevista para o final da tarde desta sexta-feira (16/09).

Ontem, na abertura, foram proferidas duas importantes palestras: a primeira da assessora técnica da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, Gabriela Parente, que destacou a necessidade da promoção das plenárias municipais para a realização da grande Conferência Nacional. De acordo com Gabriela, em todo Brasil, mais de dois mil municípios já realizaram as Conferências. Em Mato Grosso, 15 municípios promoveram o evento até agora.

A segunda palestra da noite foi proferida pela professora Madalena Rodrigues, coordenadora do NUEPOM/UMFT (Núcleo de Estudos sobre a Mulher e as Relações de Gênero da Universidade Federal do Mato Grosso). Ela detalhou os vários aspectos que ainda precisam ser trabalhados em relação aos direitos da mulher, como relações desiguais no trabalho, preconceito de gênero, a pouca participação da mulher no poder público a na política, embora o Brasil seja presidido por uma mulher.

“O movimento das mulheres em Cuiabá e em Mato Grosso, ainda é muito frágil. É preciso mais participação e engajamento das mulheres na luta por seus direitos”, enfatizou Madalena Rodrigues. Uma das queixas das participantes e que será colocado como proposta da Conferência é reativação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, que está desativado.

A secretária de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Regina Kaizer, também destacou a importância da participação das mulheres na Conferência, para que sejam garantidos a aplicação dos direitos e das políticas públicas já conquistadas, e a ampliação destas conquistas. Regina também falou dos projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Cuiabá, que visam garantir benefícios e direitos da mulher, como Pro Jovem e Siminina (que trabalha a prevenção com meninas em situação de risco social), Casa de Amparo, atenção básica na saúde para a mulher, entre outros.

Já primeira-dama de Cuiabá, Norma Sueli Galindo, destacou a importância do engajamento das mulheres na elaboração e execução de projetos sociais, que busquem dar amparos as famílias, principalmente nesta fase em que Cuiabá vive a expectativa da realização da Copa do Mundo de 2014. “Temos que ter cuidado com o legado que o Mundial vai deixar para a nossa cidade. Qual será este legado. Todos falam em obras, mas qual o legado social que a Copa vai deixar. Vai deixar benefícios sociais ou mais problemas nesta área. É com isso que devemos nos preocupar neste momento”.

A 3ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres termina desta sexta-feiras, às 18 horas, no Hotel Fazenda Mato Grosso.


Conferência Nacional

A Conferência Nacional de Políticas para Mulheres tem o objetivo de discutir e elaborar propostas de políticas que contemplem a construção da igualdade de gênero para o fortalecimento econômico, social, cultural e político das mulheres e para a erradicação da pobreza extrema.

A III Conferência adotará o seguinte temário: análise da realidade nacional social, econômica, política, cultural e dos desafios para a construção da igualdade de gênero; e avaliação e aprimoramento das ações e políticas que integram o II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres e definição de prioridades. A Conferência será realizada entre os dias 12 e 14 de dezembro, em Brasília.