Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

19 de Outubro de 2012 10h35

Mostra vai apresentar à população trabalhos de oficinas dos CRAS

19/10/2012

Patrícia Neves - (65) 3645-6810


A Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá (SMASDH) já deu início às discussões sobre os preparativos para atividades no fim de ano. Na manhã de hoje (19-10), gerentes dos 13 Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) instalados em Cuiabá, e as oficineiras que desenvolvem uma série de atividades nas unidades, participaram de uma reunião no auditório da Secretaria.
 

O evento foi promovido pela Coordenadoria de Proteção Social Básica e contou com a presença da responsável pelo setor, Ariane Baena e da gerente dos CRAS, Cirley Fernandes. 

Dentre a programação prevista, está a realização de uma grande mostra dos produtos confeccionados durante as oficinas profissionalizantes disponibilizadas nos 13 Centros de Referência e Assistência Social (CRAS). 

“Nosso desejo é que a população tenha conhecimento das oficinas que são ofertadas à população em nossas unidades. Neste ano, foram mais de 20 atividades gratuitas disponibilizadas”, explica Cirlei Fernandes. Por enquanto, ainda não há uma definição quanto ao local da apresentação dos trabalhos. 

As oficinas acontecem em sistemas de rodízio beneficiando o maior número de famílias em situação de vulnerabilidade social. Já foram realizadas, neste ano, atividades de bordados de pedrarias em chinelo, macramê, pintura em tecido, confecção de biscuit, reciclagem com caixas de leites e emprego de jornais para confecção de cestas e vasos ornamentais, dentre outras. “Buscamos sempre a oferta de oficinas que sejam de fácil assimilação e valor agregado”, explica a coordenadora de Proteção Social, Ariane Baena. 

A meta de trabalho é, por meio das oficinas, possibilitar às famílias opções para fortalecimento da renda. As oficinas são realizadas todos os meses e só há um pequeno intervalo durante o período de festas natalinas e comemorações com a chegada do ano novo.