Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

09 de Outubro de 2012 11h01

Mastologista faz alerta sobre câncer a grupo atendido no CRAS Dom Aquino

09/10/2012

Patrícia Neves - (65) 3645-6810


Todos os anos, cerca de 50 mulheres em Cuiabá desenvolvem o câncer de mama, conforme estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Para tirar dúvidas quanto a doença e ao tratamento, o mastologista Marcelo Mendes realizou na manhã de hoje (09-10) uma palestra a 40 mulheres no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do bairro Dom Aquino, administrado pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano e Social de Cuiabá. A ação integra o calendário de atividades da ONG MT Mamma.
 

“Toda e qualquer mulher necessita realizar o autoexame a partir dos 40 anos. O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no Brasil e independente do histórico familiar, a indicação é que qualquer mulher, a partir dessa faixa etária, faça o exame. Há tratamento e as chances de cura são maiores para o diagnóstico precoce”, declarou o médico. 

Marcelo realizou uma palestra interativa e muitas dúvidas foram sanadas. “Acho interessante a ideia. Eu só fiz o exame uma vez. Sempre que eu lembro me toco pra saber se tem algum caroço, mas não sei se estou fazendo do jeito certo. Morro de medo de que possa encontrar alguma coisa”, conta Narcisa Rodrigues, de 62 anos. 

A assistente social da unidade, Elindalva Moraes, pontua que mensalmente a unidade realiza palestras para a comunidade. “Buscamos sempre oferecer à comunidade ações que possam repercutir positivamente na vida das pessoas, seja com as ofertas de cursos, seja com as ações preventivas na área de saúde”. 

Assistida pela ONG MT Mamma há dois anos, Valcy Domingos da Silva, de 56 anos, conta que encontrou apoio e amigos na convivência diária durante o tratamento. “Não é nada fácil passar por esse processo. A cabeça da gente vai a mil, mas tenho a esperança de que o tratamento deu certo. O trabalho que desenvolvem aqui é muito importante para minha vida e sei que ajudou aos outros”, conta.