/

29 de Junho de 2012 10h02

Mais de cem pessoas debatem sobre atendimento aos idosos

29/06/2012

: Patrícia Neves/SMASDH-3645-6810

Teve início na quinta-feira (28/06), o I Seminário Um Olhar Multidimensional sobre a Realidade Social das Instituições de Longa Permanência Para Idosos (ILPIs) do Município de Cuiabá. A atividade, promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIPI) e Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano. Mais de cem pessoas participam das discussões que acontecem no auditório da Associação Matogrossense dos Municípios (AMM).

“Nossa expectativa é de que desse encontro possamos tirar encaminhamentos que auxiliem o processo de construção de políticas públicas destinadas ao atendimento dessa parcela da população. Quando propusemos esse espaço, essa reflexão é porque desejamos que a realidade vivenciada venha à tona”, avaliou a presidente do COMDIPI, Iva Gonçalves.

Para a promoção da saúde mental e prevenção ao isolamento desse público, o diretor de Gestão e Políticas da Secretaria de Assistência, Adilson dos Reis, destacou a existência de quatro Centros de Convivência de Idosos (CCIs) e o trabalho de acompanhamento realizado pelos 13 Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) com as equipes de acompanhamento psicossocial.

Quanto às políticas públicas destinadas ao atendimento e acolhimento de idosos ele citou que as ações, conforme previsto pela Política Nacional, devem ser executadas conjuntamente entre estados e municípios. “Nós já temos a proposta de instalação de uma casa-dia, com equipes multidisciplinares para o atendimento a esse público”.

Quanto à instalação de casas de abrigamento de idosos, Adilson afirmou que “nós não queremos uma política de institucionalização do idoso, necessitamos de uma organização diferenciada para tratar essa questão, como a instalação de repúblicas com os devidos profissionais para o atendimento”.

O promotor Ezequiel Borges de Campos, do Núcleo de Defesa da Cidadania e do Consumidor de Cuiabá, participou da abertura das discussões e pontuou que todas as unidades de abrigamento instaladas na capital, sendo quatro privadas e uma filantrópica, possuem falhas que devem ser sanadas. “Em maior ou menor escala, mas é necessário que as situações sejam discutidas para a garantia de medidas”.

Quanto à atuação dos Conselhos Municipais ele citou que no interior do Estado muitos municípios não possuem esse importante instrumento de fiscalização. “A implementação dos conselhos é uma importante ferramenta na garantia da cidadania desse público que muitas vezes é invisível porque está restrito a um quarto”.

Nesta sexta-feira (29/06), a partir das 14h, as discussões serão retomadas.

Confira o cronograma:

Às 14h será realizada apresentação sobre as Instituições de Longa Permanência Para Idosos (ILPIs) instaladas na capital

16h10: Palestra como tema ‘Autoconhecimento e Autoestima dos Gestores na Execução dos Projetos nas ILPIs’, com a psicóloga e especialista em gerontologia, Estelita Rodrigues da Silva.

16h45: ‘A função do Estado, da Sociedade da Família na Execução de Políticas Sociais para Pessoa Idosa’, com assistente social, especialista em psicogeriatria Sandra Rabello de Frias.

16h45 às 17h15 – debate

17h20 – Cofee Break

18h – Encerramento