/

20 de Maio de 2011 11h00

Lideranças comunitárias avaliam a política de Assistência Social

20/05/2011

Marcia Caetano/Smasdh

A participação de lideres e representantes de instituições que atuam na Regional Norte de Cuiabá marcou a 2ª Mini Conferência Municipal de Assistência Social, que foi realizada na noite desta quinta feira (19-05) na Creche Fé e Alegria, localizada no bairro Novo Paraíso II.

A Conferência, instalada em cinco encontros descentralizados nos bairros e uma grande conferência envolvendo o município inteiro, discute o tema "Avançando na Consolidação do Sistema Único da Assistência Social - SUAS, com a valorização dos trabalhadores e qualificação da gestão, dos serviços, programas e benefícios.”

Questionado a respeito da lei aprovada no Congresso Nacional, que prevê a redução da jornada de trabalho de 40 para 30 horas semanais para os profissionais da área, o secretário de assistência social, Mario Lúcio, declarou que está em estudo pelo executivo municipal o impacto que a mudança pode provocar. “A medida vai onerar a folha de pagamentos e exigir a contratação de mais servidores, mas a categoria sabe que apoiamos o cumprimento da lei. Falta definir de que forma vamos fazer as adaptações”, informou o secretário.

O representante da Controladoria Geral da União, Mauro Kosis, destacou a importância da participação da sociedade na construção das políticas públicas. “Quando o cidadão deixa a tranquilidade de sua casa, o capítulo de sua novela preferida, para vir para discutir os rumos da política pública, está ajudando a construir a nossa nação e isso é o ‘empoderamento’ da população. Assim vai melhorar a política, ajudar no controle efetivo e preventivo da aplicação dos recursos” ressaltou Kosis.

A discussão prossegue nesta terça feira, dia 24 de maio, na Regional Lest, no Centro de Referência da Assistência Social - CRAS Planalto, localizado à Rua Atlas, a partir das 18 horas.

Os delegados eleitos nas Mini Conferências e as proposições registradas pelos conferencistas vão compor a VIII Conferência Municipal de Assistência Social de Cuiabá marcada para os dias 07 e 08 de junho.

Participa toda a população através das lideranças comunitárias, centros de referências, Organizações Governamentais e Não Governamentais, Conselhos de Direitos, e representantes da sociedade civil organizada.