Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

13 de Junho de 2011 14h41

Jovens caminham por conscientização contra o trabalho infantil

13/06/2011

Marcia Caetano-Smasdh

Jovens do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI de Cuiabá e Várzea Grande e do Programa Municipal Siminina participaram de uma caminhada pela conscientização para o combate às piores formas de exploração do trabalho infantil, que aconteceu na manhã deste sábado (11-06). O grupo de crianças e adolescentes saiu do Parque Aquático e foi até o Ginásio da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Acompanhados por banda de música e bonecos gigantes, os jovens chamaram a atenção para a programação, cuja finalidade foi celebrar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.

Nas instalações do ginásio aconteceram jogos e apresentações culturais das crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil -PETI e Pró Jovem de Cuiabá, PETI Várzea Grande, da Companhia das Artes e Associados (Cidarta) e da UFMT.

O evento faz parte da campanha nacional "Trabalho Infantil. Deixar de estudar é um dos riscos", que tem prosseguimento nesta segunda e terça feira (13 e 14-06) com a realização de  seminário sobre o tema.

Participaram e apoiaram o evento as prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande (Secretarias Municipais de Assistência Social e Desenvolvimento Humano), a UFMT e o Sintep/MT,  Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), em especial o Sesi; Organização Internacional do Trabalho (OIT); o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (SETECS) e a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP); Unimed Cuiabá; e entidades ligadas ao Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Mato Grosso (Fepeti-MT).