/

26 de Janeiro de 2011 10h00

Jader Moraes assume presidência do CMDCA

26/01/2011

Secom/Cuiabá/MT

Numa solenidade realizada ontem (25-01), às 16 horas, no auditório da 19ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude - Complexo do Pomeri (Cuiabá), o ex-secretário de Assistência Social da Capital, Jader José Martins de Moraes, assumiu a presidência do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente até 27.01.2012, em substituição à conselheira Edvair Pereira Alves, que cumpriu integralmente seu mandato, de um ano. A escolha do dirigente do CMDCA é feita por meio de voto direto.

O atual adjunto da SMASDH, Luiz Fernando de Barros Cardoso, foi empossado no cargo de vice-presidente do CMDCA. Vários conselheiros tutelares e representantes do Poder Judiciário prestigiaram essa posse da nova diretoria do órgão. A secretária de Assistência Social de Cuiabá, Julieta Domingues, representou o prefeito Chico Galindo, e enfatizou que o CMDCA pode contar com integral apoio da Pasta que comanda no Município.

Na oportunidade, Domingues expôs sugestões de trabalho integrado com outras instituições semelhantes, em nível estadual e federal, a fim de minimizar as demandas sociais mais críticas da Capital. Segundo a secretária, implantar projetos específicos - e de linha parceira entre os governos - podem vir ao encontro dos anseios dos conselheiros tutelares da Capital, com relação à maioria dos problemas sociais enfrentados cotidianamente.

“Para mim, há 90 dias à frente da SMASDH, a militância no cargo tem sido de extremo aprendizado acerca da complexidade e dos desafios inesgotáveis dessa área. Por mais empenhado que seja, é fato, um secretário e sua equipe não conseguem diminuir as mazelas sociais”. Ela entende assim não caber ao Poder Público respostas em tempo real às necessidades gritantes. “Faz-se imperativo fortalecer os Conselhos Tutelares naquilo que lhes compete”.

Domingues desejou sucesso a Jader Moraes e agradeceu a ex-presidente Edvair Pereira pelos trabalhos prestados no Conselho. “Quero reafirmar minha inteira disposição de atuarmos conjuntamente, para que possamos efetivamente consolidar propostas de crucial importância. Inclusive, já apresentamos ao prefeito Chico Galindo um diagnóstico detalhado da realidade social que encontramos
em Cuiabá. Prevejo avanços significativos de agora em diante”.

Também se pronunciando, o novo presidente do Conselho, Jader Moraes, relembrou sua militância na SMASDH, “pois oportunizou ter um conhecimento mais amplo a respeito dos direitos humanos”, disse. Ele salientou que retorna ao cargo que ora ocupa com alegria e maior experiência.

“Passei pela presidência do Conselho em 2009, e hoje estou novamente nesta missão. Segundo já expus diversas vezes, é preciso somar esforços para que os problemas atuais na área social não se tornem insolúveis num futuro próximo. Principalmente agora que a Copa do Mundo de 2014 se aproxima. Vão surgir favelas e favelas em Cuiabá”.

Jader sintetizou ser preciso incluir dispositivos capazes de acionar soluções eficazes para casos de extrema gravidade social na Capital, a exemplo da incursão de crianças no mundo das drogas. “Muitas dessas crianças, na faixa de 11 anos, estão dependentes de pasta base (cocaína), crack e outras drogas. Como neutralizar isto de vez? Torna-se fundamental a união de forças institucionais. Isoladas, elas não têm o efeito prático desejado. É o que pretendemos fazer no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente”.