/

11 de Julho de 2012 16h45

Intersetorialidade permeia discussões sobre políticas públicas para pessoas com deficiências

11/07/2012

Patrícia Neves - (65) 3645-6810


A intersetorialidade para o atendimento das pessoas com deficiência em Cuiabá irá permear as discussões propostas pelo “Seminário Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência”, que será realizado nesta quinta-feira (12-07), em Cuiabá. O evento, promovido pela Secretaria de Assistência Social e de Desenvolvimento Humano de Cuiabá, será realizado das 8h00 às 17h00, no Hotel Fazenda Mato Grosso.
 

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a assistência da saúde a pessoa com deficiência, a inclusão social, as salas de recursos multifuncionais, as políticas públicas e os serviços ofertados pelo Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (CRIDAC), os direitos e o acesso às políticas de proteção social e acessibilidade são temas que compõem o ciclo de debates. 

Os 13 Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), instalados em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, oferecem a prestação de serviços e programas socioassistenciais de proteção social básica, promovendo a inclusão e acesso a cursos profissionalizantes para pessoas portadoras de deficiência. 

Além desse trabalho, a Secretaria de Assistência disponibilizou cursos profissionalizantes em parceria com Associação dos Surdos e Instituto dos Cegos de Mato Grosso para desenvolvimento de atividades nas áreas de informática básica e intermediária, curso de massagista e de almoxarifado com ênfase em serviços gerais.   Por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) também será disponibilizada formação continuada inicial para atendimento específicos das pessoas com deficiência. 

O debate tem como proposta subsidiar a formulação de proposições que resultem na melhoria de qualidade de vida e prestação de serviços. Dados do Censo Demográfico 2010, do IBGE, apontam a residência de 128.425 pessoas portadoras de algum tipo de deficiência permanente na capital. 

Discussões 

Participam dos debates, representantes de 21 instituições de direitos das pessoas com deficiência, da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social, Câmara Municipal de Cuiabá, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Instituto Nacional de Seguridade Social, Conselho Estadual de Defesa da Pessoa com Deficiência, Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal da Pessoa Idosa. 

Cronograma: 

01 – Palestrante: Edilson Proença
Palestra: SUAS e a Pessoa com Deficiência
Instituição de Trabalho: Coordenador de Proteção Social Especial

02 – Palestrante: Euze Márcio Souza Carvalho
Palestra: Assistência da Saúde a Pessoa com Deficiência
Instituição de Trabalho: Secretaria Municipal de Saúde

03 – Palestrante: Antonize Mª Bruno Ramires e Maria Luiza Costa Marques - SME
Palestra: Inclusão Direito de Todos
Instituição de Trabalho: Secretaria Municipal de Educação – Sala de Recurso Multifuncional – Secretaria Estadual de Educação – Escola Especializada;

04 – Palestrante: Maria Helena Goes Campelo – CRIDAC
Palestra: Políticas Públicas e os Serviços de Saúde no CRIDAC às Pessoas com Deficiência.
Instituição de Trabalho:
- Mestre em Política Social pela UnB
- Assistente Social e Professora do Curso de Serviço Social da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.
- Desenvolve Projetos de Extensão, Pesquisa e Supervisão Acadêmica de Estagio em Serviço Social no Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa - CRIDAC
- Membro da Comissão Permanente de Ética e Direitos Humanos do CRESS 20ª Região 

05 – Palestrante: Elaine de Jesus Gomes do Nascimento Takahoschi - INSS
Palestra: Tema da apresentação: A Pessoa com Deficiência: os direitos e o acesso às políticas de proteção social.
Instituição de Trabalho: Assistente Social do INSS/ Agência da Previdência Social Centro 

06 – Palestrante: Rafael Detoni Moraes - SECOPA
Palestra: Acessibilidade                   
Instituição de Trabalho:
- Mestre em Engenharia de Transportes pela USP - 2002
- Coordenação geral dos Projetos de mobilidade Urbana para a Copa do Mundo FIFA - Brasil 2014 – SECOPA.