/

23 de Janeiro de 2014 15h46

Inscrições para o Projeto Siminina podem ser feitas até o dia 31 de janeiro

23/01/2014

Evelyn Ribeiro

Estão abertas as inscrições para o Projeto Siminina da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano. Elas podem ser efetuadas até o dia 31 de janeiro das 8h às 17h, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), localizados nos bairros Pedra 90, Tijucal, Jardim Imperial, Getúlio Vargas e Dr. Fábio.

Para participar é necessário estar inserido no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). As atividades do projeto serão iniciadas no dia 3 de fevereiro e somente meninas vão participar este ano.

O Siminina é realizado em 17 unidades de CRAS ou Centros Comunitários e no ano passado atendeu 700 crianças em situação de vulnerabilidade. Para 2014, a expectativa da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano é de que o número de crianças atendidas chegue a 1.500.

No projeto, as alunas participam de atividades lúdicas e culturais, como aulas de dança, teatro, cidadania e reforço escolar. Elas são acompanhadas por 16 técnicos, 16 monitores, quatro professores de educação física, dois de artes, além dos profissionais que as orientam no projeto “Teatro e Dança na Comunidade”.

Esta semana a equipe responsável pela execução do projeto nas unidades está recebendo orientações e treinamento para melhorar a atendimento.

“Este processo é necessário, porque eles [monitores] lidam diretamente com crianças que vivenciam traumas e situações inesperadas dentro de casa. O nosso papel será melhor atender estas crianças, disponibilizando um espaço adequado e preparando as pessoas para que façam um bom trabalho”, afirmou o secretário de Assistência Social, José Rodrigues.