/

21 de Novembro de 2012 13h40

Festa reúne 1.300 crianças e adolescentes em comemoração aos 15 anos do Siminina

21/11/2012

Angela Jordão - Secom Cuiabá (65) 3645-6054

 

Uma linda festa marca o aniversário de 15 de implantação do Programa Siminina. As 1.350 crianças e adolescentes que participam do programa estão reunidas, nesta quarta-feira (21-11) no Sesi Park de Cuiabá para um dia de comemoração, diversão e integração. A solenidade de abertura foi às 11 horas e contou com a presença das coordenadoras e monitoras do curso, da secretária municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH), Regina Kaeser, e de representantes das empresas patrocinadoras do programa, Rede Cemat e OI.

Durante todo o dia, as meninas terão lanche, apresentações culturais, momentos e recreativos e poderão desfrutar de toda a diversão que o Sesi Park oferece, como piscinas e tobogãs aquáticos. Para participar das atividades, cada uma recebeu um maio com as cores e o símbolo do Siminina.  As atividades também marcam o encerramento das atividades desenvolvidas no decorrer do ano de 2012

“Para marcar o aniversário do programa e celebrar as atividades realizadas durante todo ano, em 2012 resolvemos promover uma atividade que contemplasse a todas as meninas participantes. Conseguimos reunir todas aqui hoje e estamos coroando um trabalho realizado com muito amor durante todo ano”, explicou Regina Kaeser. Em anos anteriores, o aniversário do programa era comemorado com o Festival Siminina, do qual participavam apenas um percentual das integrantes do programa.

Durante a solenidade de abertura, foram homenageadas, com a entrega do “Marco Legal” do Siminina, além da secretária Regina Kaeser, as duas empresas patrocinadoras do programa, Rede Cemat e OI. “Me emociono toda vez que falo dos nossos patrocinadores, que são fundamentais para a realização do Siminina. Quero agradecer de coração a todos”, declarou a secretária de Assistência Social.

O depoimento de uma ex-integrante do programa – hoje monitora do Siminina – junto com uma atual aluna emocionou a todos. “Todas as meninas que integram o programa têm o orgulho de ser Siminina e ter fazer parte ou ter feito parte desta família. Não sabemos como será nosso futuro, mas sabemos que ele será muito bom por causa do Siminina”.

O Programa


O Programa Siminina é uma iniciativa da Prefeitura de Cuiabá realizada em parceria com as empresas Oi, Oi Futura e Rede Cemat. O Siminina presta atendimento a um total de 1.220 meninas (na faixa etária de 7 a 14 anos) e a 85 meninos que integram o projeto piloto Siminino (realizado com turmas nos bairros Três Poderes, Chácara dos Pinheiros, Renascer, 1º de Março e Jardim Umuarama).

O Programa beneficia crianças em 17 pontos da cidade (Centros Comunitários) com atividades culturais, pedagógicas e desportivas em 17 pontos da cidade (sendo um na comunidade rural de Nossa Senhora da Guia). As atividades ofertadas são realizadas no contra turno escolar. Anualmente, a gerência do Programa realiza uma pesquisa com as meninas e uma das constatações é que há 14 anos o índice de reprovação escolar não chega a 5%. O índice de gravidez nas adolescentes ‘simininas’ é zero.