Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

15 de Maio de 2012 11h34

Faça Bonito: Alunos recebem orientações sobre combate ao abuso e exploração

15/05/2012

Patrícia Neves/Assessoria SMASDH - 3645-6810


Empregando linguagem fácil e artifícios lúdicos para despertar a atenção da garotada, a Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH), em parceria com a Polícia Judiciária Civil e Conselhos Tutelares, desenvolveu uma grande atividade preventiva com os alunos da Escola Municipal Professora Tereza Lobo, nesta terça-feira.  A ação integra o calendário de atividades programadas na campanha “Faça Bonito - Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

Participaram das atividades cerca de 150 crianças de 5 a 10 anos.

A coordenadora pedagógica da unidade, Neuza Martins, cita que a parceria com a secretaria é de vital importância.  “Sempre buscamos colaboração com os conselheiros tutelares e, hoje, podemos compreender um pouco mais sobre como funciona a rede”, comentou.

“Achei um desafio preparar uma palestra para um público tão pequenino, mas penso que a ideia está correta. É desde cedo que o público deve ser preparado. Muitos dos abusos acontecem dentro de casa e eles necessitam saber o que é certo e o que é errado para que possam buscar ajuda”, disse o delegado Paulo Araújo, titular da Delegacia Especializada em Adolescentes (DEA).

As atividades desenvolvidas pela rede de Assistência Social, por meio dos Centros de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS) foram divulgadas para o público da escola. “A proposta que seguimos é a de ensinar a criança sobre seu corpo e valorização do mesmo”, explicou Francislene Rodrigues Santos, do CREAS Centro.

A coordenadora geral dos Conselhos Tutelares, Flávia Cristina Silva Carvalho, avaliou que “ações preventivas são de suma importância”.