/

23 de Novembro de 2012 11h18

Experiência positiva com programa Siminina pode ser ampliada para mais cinco bairros

23/11/2012

Patricia Neves - SMASDH (65) 3645-6810

 

Ampliar o número de meninas atendidas pelo programa Siminina para mais cinco bairros da capital é uma das propostas para o próximo ano da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá.

Com 15 anos completos em 2012, a iniciativa do Executivo Municipal em parceria com as empresas Oi, Oi Futura e Rede Cemat beneficia diretamente a 1.300 crianças – sendo 1.265 meninas na faixa etária de 7 a 14 anos e 85 meninos (na mesma faixa etária em um projeto piloto iniciado neste ano) com atividades diárias por quatro horas no contra turno escolar, em 17 pontos da cidade com ações culturais, pedagógicas e desportivas em 17 pontos da cidades (sendo um na comunidade rural de Nossa Senhora da Guia).

Além de promover atividades e evitar a ociosidade, o Programa Siminina potencializa talentos, estimula o aprendizado, desperta novos significados aos ‘simininos e siminas’ porque trabalha com eixos geradores como família, educação, respeito.  A ação  figura ainda  como  um importante instrumento de  combate ao trabalho infantil,  para à saúde porque atua diretamente na  redução da gestão precoce e é ator importante no que tange ao desempenho escolar de todos os que integram o Programa.

“É um programa que já se consolidou e ganhou repercussão positiva pelos indicadores alcançados. Por isso temos como proposta ampliar suas ações para mais cinco bairros, pelo menos, para o próximo ano”. A frase é da coordenadora da políticas da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Cristiane Almeida.  Em 14 anos de pesquisa realizada pela gerência do Siminina não se constatou casos de gestação entre a garotada atendida. Outro bom indicador refere-se ao aproveitamento escolar já que o índice de reprovação é inferior a 5% dentre os atendidos.

Para a dona de casa Laís Souza, moradora da região Norte de Cuiabá, o Programa tem sido um importante aliado no desenvolvimento de Yandra, 9 anos. “Ela é uma garotinha muito especial e há dois anos passou a fazer parte das atividades. No começo eu tinha um pouco de receio, mas isso foi mudando com o tempo. As crianças foram aprendendo a conviver com as diferenças e os ganhos para a Yandra foram muitos”, conta.

Laís acompanhou sua filha nessa semana em uma vasta gama de atividades ofertadas em comemoração aos 15 anos de atividades do Programa. As comemorações foram realizadas no Sesi Park, com direito a muita música, integração, frutas, picolés, lanches, bolos, refrigerantes e brincadeiras.