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24 de Maio de 2012 09h36

Estratégias de acesso e permanência a cursos do Pronatec são discutidas

24/05/2012

Patricia Neves - SMASDH (65)3645-6810


Estratégias para garantir o acesso, a permanência dos estudantes e, a posterior inclusão produtiva, foram algumas das temáticas relativas ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) discutidas em reunião técnica na quarta-feira (23-05). A reunião foi realizada pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH) em conjunto com a Secretaria Extraordinária para Superação da Extrema Pobreza do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Segundo o diretor de Inclusão Produtiva do MDS, Luis Muller, o Governo Federal - por meio do Acessuas/Trabalho - irá dispor de recursos através do Fundo Nacional de Assistência Social para o fortalecimento dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) que, dentre a gama de trabalhos já realizados, está o acompanhamento às famílias em situação de vulnerabilidade e a interlocução para com a comunidade. “Na prática, esse financiamento irá possibilitar o monitoramento do público a ser atendido desde o momento em que iniciaram o curso”.

Pela primeira vez em Cuiabá, Luis Muller considerou o convite para a socialização do tema como uma importante estratégia de aglutinação de esforços. “Essa intersetorialidade entre as estruturas governantes envolvidas, as entidades privadas, é vital para o processo”.

“Temos uma grande preocupação em proporcionar a continuidade, a conclusão dessa qualificação”, cita a secretaria Municipal de Assistência Social Regina Kaizer. Ela ainda pondera que o Pronatec possui regras rígidas quando há desistência injustificada, o que impossibilita novas matrículas pelo prazo de dois anos.

Atualmente, a capital disponibiliza 2.381 vagas em 31 cursos do Pronatec, que prioritariamente devem atender os inscritos no CadÚnico. “O Pronatec foi pensado para atender uma demanda específica e, nós precisamos saber, qual oferta deve ser feita para possibilitar esse atendimento e garantir a continuidade. Hoje, nós estamos  imponderados de informações e, por isso, essa necessidade de articulação com a Secretaria Municipal de Educação, com o Conselho de Assistência Social, Secretaria de Estado de Educação”, pontua o  diretor de Gestão da SMASDH, Adilson dos Reis.

Juliana Carla Formiga, diretora de Geração de Emprego e Renda da Secretaria do Trabalho de Cuiabá, avaliou como sendo fundamental o processo de discussão. “A partir de agora iremos dar início ao trabalho de captação externa e interna de vagas para o preenchimento junto ao Sine”.

Representando a Secretaria Municipal de Educação, Eliane Soares de Almeida, da Coordenadoria de Programas e Projetos, avalia que a acesso à escolaridade, a valorização profissional, exige a desconstrução de um processo cultural que vem se perpetuando ao longo dos anos. “Muitas pessoas têm o desejo, mas esbarram na qualificação, na escolaridade. E essa oferta não limita o acesso aos cursos”.

Participaram das discussões representantes do Senac, do  Senai, da Secretaria de Estado de Educação, do Conselho Municipal de Assistência Social, Instituto Federal de Educação, Superintendência Regional do Trabalho, dentre outros importantes parceiros.