/

26 de Julho de 2012 09h17

Equipe do Siminina planeja atividades para o segundo semestre

26/07/2012

Patrícia Neves/SMASDH - (65) 3645-6810


O planejamento das atividades a serem executadas no segundo semestre de 2012, bem como os temas geradores que irão subsidiar as atividades pedagógicas e culturais do Programa Siminina, foram discutidas nessa semana por 32 profissionais, dentre orientadoras sociais e agentes de apoio.

Oficinas para confecção de artesanatos, reutilização de materiais reciclados, além de dinâmicas e palestras sobre gestão organizacional, integraram ainda o processo de planejamento das atividades, desenvolvidas no Centro de Convivência de Idosos Padre Firmo.

A gerente do Programa Siminina, Dorislene Aparecida da Cruz, pontua que o programa atua para a formação integral de cerca de 1,5 mil meninas na faixa etária de 7 a 14 anos e que diante da necessidade de aperfeiçoamento constante, as capacitações são necessárias ao aperfeiçoamento das atividades. Hoje, o Siminina é realizado em 17 pontos da cidade de Cuiabá e atende também as meninas moradoras do Distrito de Nossa Senhora da Guia.

Atuar na formação de cidadãos cada vez mais conscientes de seus direitos e deveres é uma das premissas do Programa e, diante dessa proposta, todo mês as unidades atuam em consonância a um tema gerador, que serve para o embasamento de discussões e pesquisa de cada um dos grupos atendidos pelo Programa.

A coordenadora pedagógica do Siminina, Maria Alcina das Neves, explica que temas como família, cidadania, saúde, folclore integram a lista selecionada para o desenvolvimento de atividades, como aulas de apoio pedagógico, de canto, dança, coral, teatro e artesanatos. Todas as práticas são desenvolvidas no contraturno da escola. Ou seja, quem estuda de manhã participa das atividades no período vespertino e vice-versa. “Todos os dias elas permanecem cerca de 4 horas nas unidades”, conta a coordenadora.

Oficinas de artesanatos, com aplicação de recursos que tinham como destino o  descarte como garrafas plásticas foram realizadas pelas profissionais. Fantoches de papel, cabelos de bonecos confeccionados com páginas de revistas, vassouras criadas com garrafas plásticas, foram alguns dos objetivos fabricados durante as oficinas. “Elas empregam material de baixo valor aquisitivo e podem ser realizadas pelas meninas”, explica a instrutora de artes do Programa Siminina, Maria José de Souza. “Elas ainda aprendem sobre o consumo consciente e as possibilidade que temos com os produtos que estavam destinados ao lixo”.

Para a orientadora social, Olívia Auxiliadora de Assis, que há 3 anos trabalha atendendo as meninas que realizam atividades no Centro Comunitário do Jardim Vitória, a qualificação é bastante oportuna. “Participar de uma qualificação é sempre interessante”. Ela ainda pontua que não teve filhas e que considera seu ofício com um grande prazer. “Tenho muito carinho por minhas princesas e sei a importância do trabalho que desenvolvemos”.