Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

10 de Novembro de 2011 17h00

Encontro de assistência social irá reunir mais de 300 gestores municipais em Cuiabá

10/11/2011

João Ribeiro - SMASDH: 3645-6810/9976-0081

 

Mais de 300 pessoas, entre gestores municipais da região Centro-Oeste: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, são esperadas nos dias 17 e 18 de novembro, na reunião regional descentralizada do Colegiado Nacional de Assistência Social (Congemas). O evento será realizado no Centro de Convenções Hotel Fazenda Mato Grosso.

A Secretária Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Regina Kaizer, disse que é uma imensa expectativa o município receber essa reunião regional, que contará com grandes palestrantes, como a Secretária Nacional de Assistência Social do Ministério de Desenvolvimento Humano, Denise Colin.

A reunião é direcionada aos gestores e técnicos de assistência social da região Centro-Oeste, sendo um importante evento para expressar os desafios que os gestores da área enfrentam cotidianamente, exigindo do Colegiado e dos Governos Federal, Estadual e Municipal propostas para melhoria do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

O Congemas é uma promoção da prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH), com  parceria do governo do Estado.

Programação 

O evento tem início as 17 horas. No dia 17 de novembro, às 17h, a secretária Nacional de Assistência Social do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Denise Colin, vai dar uma palestra com o tema “Conferência Magna, entre o SUAS e o Plano Brasil sem Misérias: ajustando caminhos intersetoriais”.

Já no dia 18 de novembro, às 09h, as palestrantes serão: a secretária Nacional de Assistência Social/MDS, secretária Especial do Plano Brasil Sem Miséria, diretoria do Departamento de Gestão do SUAS/MDS, diretoria do Fundo Nacional de Assistência Social/MDS, especialista na área de Assistência Social da Região e o presidente do Conselho Nacional de Assistência Social da Região.

Os palestrantes vão abordar os aspectos conceituais da Assistência Social e os determinantes estruturais da pobreza, Plano Brasil sem Miséria: os eixos da garantia de renda, inclusão produtiva e acesso a serviços públicos na perspectiva do SUAS, o papel estratégico da política de Assistência Social na busca ativa e no acompanhamento à pobreza, apresentação de mapeamento de co-financiamento: Estado, Região,MDS e FONSEAS, oferecendo elementos teóricos para a reflexão e formulação da gestão no âmbito municipal.