Quarta, 21 de setembro de 2011, 09h45
A- |  A+

Assistência Social e Desenvolvimento Humano

Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência reúne mais de 300 pessoas na Praça Alencastro


Otmar de Oliveira

Clique para ampliar

Mais de 300 cuiabanos participam da celebração do Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado hoje (21-9), na Praça Alencastro. O encontro conta com apresentação de corais, danças e exposições de artesanatos. O Conselho Municipal do Direito da Pessoa com Deficiência (CMDPD) está à frente da mobilização com apoio da Prefeitura Municipal de Cuiabá e do Corpo de Bombeiros.

 Realizada pelo 6º ano consecutivo a mobilização visa levar a sociedade de Cuiabá o dia-a-dia de cidadãos que portam algum tipo de deficiência, bem como mostrar os avanços e conquistas que ainda podem ser alcançados.

 A presidenta do conselho, Mariley Auxiliadora de Jesus, acredita que as comemorações servem como reflexão para os novos caminhos a serem seguidos pelos portadores de deficiência. “Este é o momento de reforçar as políticas públicas direcionadas a todos nós”.

 Prestigiando o encontro a secretária de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH), Regina Kaizer, aproveitou para manifestar o apoio e prontidão da Prefeitura de Cuiabá no auxílio à luta das pessoas com deficiência. “É de suma importância a prática de políticas voltadas a eles. Inclusive, a sociedade como um todo tem que extinguir com as desigualdades, sendo este o primeiro caminho para a superação”, pontua.

OBSTÁCULOS

 Ao longo da comemoração pessoas com deficiência aproveitaram para manifestar suas maiores necessidades. Como o caso de Dona Ivete Rodrigues, de 43 anos, que há pouco mais de um ano anda de cadeiras de rodas, por conta de um acidente de trânsito, que causou o esmagamento do nervo de sua perna direita.

“O que nos faz sentir mais impotentes no dia-a-dia é a ausência de acessibilidade para trafegarmos nas ruas e calçadas de nossa cidade. A dificuldade nos transportes públicos também é outro dilema a ser solucionado”, elencou Dona Ivete.

Enviar Matéria Imprimir Voltar

Praça Alencastro, nº 158 - Centro

CEP: 78005-906

Telefone:(65) 3645-6263/6039 (Recepção)

© 2017 - Todos os direitos reservados - Prefeitura de Cuiabá