Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

09 de Dezembro de 2010 12h00

Dez novos conselheiros tutelares tomam posse hoje

09/12/2010

Da redação/PMNC

Nesta sexta-feira (10-12), às 16hs, tomam posse os novos conselheiros tutelares eleitos para atuar nos Conselhos Tutelares dos bairros Santa Isabel e Coxipó, em Cuiabá, cinco em cada. A solenidade acontecerá no auditório da 19ª Vara da Infância e Juventude, no bairro Carumbé, anexo ao Complexo Sócio-educativo Pomeri, com as presenças do promotor da Infância e Juventudes, José Antônio Borges, da Presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente(CMDCA), professora Edvair Pereira Alves.

Os novos conselheiros já passaram por curso de capacitação na Escola de Formação de Conselheiros, do Ministério Público, e por teste psicotécnico. Também participaram de encontros e reuniões no CMDCA nos quais receberam informações sobre a importância e responsabilidades do cargo.

A presidente do CMDCA, professora Edvair, destacou que o papel dos conselheiros é fundamental para as famílias e as crianças e adolescentes. Ele lembrou que as pessoas que recorrem aos serviços dos Conselhos Tutelares estão fragilizadas porque tiveram seus direitos violados e necessitam de atenção, respeito e empenho dos conselheiros.

Portanto, diz, Edvair, para atuar como conselheiro é imprescindível que todos conheçam o Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA), o Fundo Criança, instrumento de arrecadação de recursos para aplicação em ações de proteção e defesa de direitos, assim como os projetos, programas e ações voltadas às crianças e adolescentes, sejam públicas ou privadas.