Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

06 de Julho de 2012 15h26

Curso de informática garante mais autonomia a portadores de deficiência visual

06/07/2012

Patrícia Neves - (65) 3645-6810


“Foi muito bom poder participar do curso, adquirir formação. Quem tem deficiência visual sofre demais, as dificuldades são grandes na hora de se arrumar, de sair de casa, arranjar um emprego e com essa oportunidade nós conseguimos nos qualificar e com isso ter mais chance de conquistar uma vaga no mercado de trabalho”. A fala é de Lenil Oliveira Espíndola que concluiu, na manhã de hoje (06-07), o curso de Informática Básica.
 

As aulas de qualificação foram realizadas em parceria entre a Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH), Governo de Mato Grosso e Instituto dos Cegos. 

De março a junho de 2012, cinco vezes por semana, dez estudantes participaram das atividades gratuitamente. As aulas foram administradas pelo professor Alex Lili, que também é portador de deficiência física e há três anos atua no ramo ministrando aulas com ajuda de um software com versão em voz que permite a operacionalização de um micro. 

Para Ronaldo Aparecido Cardoso o curso foi extremamente proveitoso e ajuda na garantia de autonomia. “Sei que será produtivo para minha vida”, disse. 

A coordenadora de Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência, Ariane Baena, fez um rápido discurso no momento de entrega de certificados e pontuou que há um intenso trabalho sendo desenvolvido para a promoção dos direitos e autonomia das pessoas portadoras de deficiências na capital. 

Nos últimos três meses a Secretaria de Assistência Social e parceiros ofereceram cursos específicos para atendimento dessa demanda com a qualificação para atuar como massagista, auxiliar de almoxarifado com ênfase em serviços gerais e informática básica e intermediária.