Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

29 de Setembro de 2011 16h22

Cuiabá terá núcleo local do ODM Brasil - Objetivos do Milênio

29/09/2011

Angela Jordão - Secom Cuiabá


A secretária de Assistência Social e Desenvolvimento de Cuiabá, Regina Kaezer, participou nesta quinta-feira (29/09) da abertura do seminário de lançamento da 4ª edição do Prêmio Objetivos do Milênio - Prêmio ODM Brasil. O evento tem por objetivo debater a importância das Metas do Milênio com as organizações sociais e governos locais.

O Prêmio é uma das estratégias para que Brasil cumpra as oito metas estabelecidas pela ONU no ano 2000, para melhorar o mundo até 2015. Todos os 191 estados-membros da ONU assumiram o compromisso de: erradicar a extrema pobreza e a fome; educação básica de qualidade para todos; promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças; garantir sustentabilidade ambiental e estabelecer parcerias para o desenvolvimento.

O Prêmio Objetivos do Milênio - Prêmio ODM Brasil foi criado em 2004, com o objetivo de estimular e reconhecer publicamente projetos exemplares de organizações sociais e de prefeituras, implementados em prol dos ODM. Podem ser inscritos projetos que atendam a um ou mais objetivos.

O evento contou com a presença de representantes da Secretaria-Geral da Presidência da República, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.

Cinco municípios de Mato Grosso, entre eles Cuiabá, se comprometeram em implantar um núcleo local de ODM, isto é, atuar para que não só o poder público, mas a sociedade como um todo, atue para que os oito objetivos sejam alcançados em nível local. Os demais municípios mato-grossenses serão: Poconé, Cáceres, Sinop e Rondonópolis.

A secretária Regina Kaezer explicou que a Prefeitura de Cuiabá tem todo interesse em concorrer ao prêmio. “Vamos selecionar e analisar todos os projetos desenvolvidos pelo município e ver quais deles podem concorrer”. Ela citou como exemplo de projeto de inserção social e de erradicação de problemas sociais, o Siminina, que trabalha com meninas e jovens na prevenção a gravidez precoce, uso de drogas e violência em geral.

O município de Cuiabá tem, ainda, a educação como prioridade, com praticas de educação inclusiva, valorização dos profissionais da área, além de incremento de vagas na educação infantil, com a construção de 11 novas unidades destinadas a alunos de zero a cinco anos.

As práticas inscritas na 4ª edição do Prêmio Objetivos do Milênio - Prêmio ODM Brasil são avaliadas e selecionadas por técnicos e especialistas nos ODM do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). As melhores iniciativas serão premiadas, desde que atendam a alguns critérios, entre eles: contribuição para os ODM; impacto no público atendido, participação da comunidade, existência de parcerias, potencial de replicabilidade e articulação com outras políticas públicas.

O Prêmio é coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o PNUD e com o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. A coordenação técnica é de responsabilidade do Ipea e da Enap. As inscrições devem ser feitas pelo site www.odmbrasil.org.br até o dia 31 de outubro