Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

16 de Março de 2012 09h00

Cuiabá será a primeira cidade a realizar diagnóstico socioterritorial da assistência social em Mato Grosso

16/03/2012

Patrícia Neves-SMASDH-3645-6810

Profissionais da Coordenadoria de Desenvolvimento de Políticas Sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH) e professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participaram, na quinta-feira (15-03), de uma reunião sobre a proposta de trabalho para execução do Diagnóstico Socioterritorial da Política de Assistência Social e Mapeamento da Responsabilidade Social de Cuiabá. 

Atendendo a recomendação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), Cuiabá será a primeira cidade a iniciar os trabalhos em Mato Grosso.

“Nós já possuímos uma política social consolidada, por meio de nossos Centros de Assistência. Conforme o MDS, apenas 50 municípios brasileiros já deram início a esse trabalho. Bem como já recebemos o positivo da prefeitura de Cuiabá e procuramos a UFMT pela seriedade do trabalho de pesquisa realizado pela instituição’, disse o diretor de Gestão e Desenvolvimento de Políticas Sociais da SMASDH, Adilson dos Reis.

Critérios

A pesquisa será realizada por trinta bolsistas ligadas ao Instituto de Ciência Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).  Eles terão a incumbência de realizar o diagnóstico (por amostragem nas 4 regionais da prefeitura de Cuiabá).

“Teremos para o trabalho os dados já disponíveis pelos Centros de Referência, colhidos pelas equipes de assistentes sociais. Vamos empregar ainda as organizações civis para auxiliar na execução desse trabalho”, explica a professora Vera Bertolini, mestre em Políticas Sociais da UFMT. A previsão é de que os dados estejam compilados até o início do segundo semestre de 2012.

Cristiane Almeida Campos, coordenadora de Desenvolvimento de Políticas Sociais da SMASDH, pontua que o trabalho é realizado pelos municípios empregando dados do Censo (coletados pelo IBGE), e a realização de um diagnóstico irá possibilitar o reconhecimento, assim como a reflexão sobre as demandas, possibilitando a implementação de políticas públicas para fortalecimento da rede de atendimento. 

Acesso

Hoje a rede de Cuiabá é composta por 13 Centros de Assistência Social (CRAS), dois Centros de Referência Especializados em Assistência Social (CREAS), além de projetos como o Siminina e Siminino, Pró-Jovem, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, cinco casas de abrigamento (sendo uma destinada ao atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica e outra a meninas em situação de risco), Banco de Alimentos, Padaria Comunitária, Restaurante Popular, Programa Social da Família, dentre outros. As ações são realizadas em 60 pontos das 4 Regionais da Prefeitura de Cuiabá.